Com fortes chuvas e alagamentos, Barbalha-CE declara calamidade pública e pedirá ajuda ao Governo Federal - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Com fortes chuvas e alagamentos, Barbalha-CE declara calamidade pública e pedirá ajuda ao Governo Federal

14 de abr. de 2022


 Após fortes chuvas nesta quarta-feira, 13, Barbalha, no Cariri do Ceará, declarou estado de calamidade pública e deverá pedir ajuda ao Governo Federal. Após as precipitações, ruas ficaram sem condições de tráfego. Em vídeos enviados por ouvintes da Rádio CBN Cariri é possível ver carros submersos e vias públicas totalmente alagadas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a cidade teve 51 milímetros de precipitações até as 9h50.

A Funceme informou que os danos causados pelas chuvas em Barbalha decorrem do volume no curto período de tempo. Ressaltou também o fato de no dia anterior, a cidade ter registrado cerca de 70 milímetros de precipitações.

De acordo com informações do repórter Guilherme Carvalho, da Rádio CBN Cariri, a avenida Leão Sampaio, principal avenida que liga Juazeiro do Norte à Barbalha ficou congestionada, devido ao alagamento da via. Carros e motos não conseguiam trafegar no sentido Barbalha. Veículos que tentaram passar por um local com acúmulo de água ficaram ilhados no meio do trajeto.

“Vamos tentar contato com a União para que o Governo possa ajudar o município. Hoje estamos decretando estado de calamidade pública na cidade de Barbalha. O volume de chuvas foi muito grande. Têm pessoas que tiveram suas casas invadidas pela água. Determinei que todas as secretarias e seus servidores trabalhem para dar suporte ao município neste momento”, disse o prefeito Guilherme Saraiva em entrevista à Rádio CBN Cariri.

O gestor municipal informou que uma comissão está sendo formada para acompanhar junto à Defesa Civil do Estado as ações que mapeiam as áreas afetadas e quais intervenções serão necessárias. Inclusive com a disponibilidade de ceder algum tipo de ajuda para as pessoas que venham a ter maiores problemas em decorrência das chuvas.

Fonte: O Povo