Trump processa jornal que publicou artigo de Lula; valor da indenização assusta - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Trump processa jornal que publicou artigo de Lula; valor da indenização assusta

16 de set. de 2025


 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu um processo contra o jornal The New York Times. Na ação, ele pede uma indenização de US$ 15 bilhões — cerca de R$ 79 bilhões — por difamação e calúnia. A decisão foi anunciada por Trump em uma rede social nesta terça-feira (16) e confirmada pela agência de notícias Reuters.

De acordo com a publicação, Trump também processou quatro repórteres do jornal e a editora Penguim Random House por conta de uma série de artigos do veículo, incluindo um editorial, publicados antes da eleição presidencial dos EUA em 2024 que dizia que ele não era apto para o cargo.

Na publicação em que anunciou a abertura do processo, Trump disse que o New York Times se tornou um "porta-voz do partido democrata".

"O Times se envolveu, por décadas, em um método de mentiras sobre o seu Presidente Favorito (eu), minha família, meus negócios, o movimento America First, o MAGA (Make America Great Again), e nosso país como um todo", disse.

“Sabiam que estavam me difamando falsamente por meio de um sistema altamente sofisticado de alteração de documentos e imagens, o que era, na verdade, uma forma maliciosa de difamação, e, portanto, fecharam acordos por valores recordes”, emendou. 

O artigo de Lula

No último domingo (14), o New York Times publicou um artigo assinado pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva com uma reação às falas do governo dos EUA de que a condenação de Jair Bolsonaro é fruto de uma "caça às bruxas". 

No artigo, Lula elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em condenar Bolsonaro e destacou a atuação da Corte em salvaguardar as instituições brasileiras e o Estado Democrático de Direito.

"Não foi uma 'caça às bruxas'. A decisão foi resultado de procedimentos conduzidos em conformidade com a Constituição Brasileira de 1988, promulgada após duas décadas de luta contra uma ditadura militar. Isso ocorreu após meses de investigações que revelaram planos para assassinar a mim, ao vice-presidente e a um ministro do Supremo Tribunal Federal", escreveu Lula.

Classificação Indicativa: Livre