Plataforma “Não Me Perturbe” terá adesão obrigatória a todas as operadoras de telecom - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Plataforma “Não Me Perturbe” terá adesão obrigatória a todas as operadoras de telecom

8 de set. de 2025

 


A plataforma “Não Me Perturbe”, em operação desde julho de 2019, encerrou o primeiro semestre de 2025 com mais de 13 milhões de números cadastrados para não receber chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. Criada pelas empresas signatárias do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), a plataforma conta atualmente com a adesão de associadas da Conexis Brasil Digital, Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo, além da Sky e Nio, e das instituições que oferecem crédito consignado.

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que a adesão à Não Me Perturbe será obrigatória para todas as prestadoras de telecomunicações. A medida estabelece que todas as empresas, independentemente do tamanho, terão 60 dias para aderir à plataforma e respeitar a lista de números que não desejam receber ligações de telemarketing.

Segundo o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, a entrada de mais empresas na plataforma vai tornar a Não Me Perturbe ainda mais eficiente. “A iniciativa criada dentro da autorregulação das operadoras tem como objetivo melhorar a relação com os consumidores, que é o foco principal das nossas empresas,” completou.

Como funciona

O usuário que quiser bloquear seu número de celular ou telefone fixo deve realizar o cadastro no site, pelo aplicativo da Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio passa a valer em até 30 dias após o registro. É importante destacar que a plataforma só bloqueia chamadas das empresas que aderiram à iniciativa, ou seja, de telecomunicações e oferta de crédito consignado. Outros tipos de telemarketing, como de planos de saúde ou outros serviços, não são abrangidos pelo sistema. (Fonte: O Globo)