Desde janeiro, mais de mil procedimentos foram realizados em Jaguarari - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Desde janeiro, mais de mil procedimentos foram realizados em Jaguarari

11 de dez. de 2017
Jaguarari – Ter que se deslocar para municípios vizinhos para realizar qualquer procedimento cirúrgico fazia parte da rotina da população de Jaguarari. Mas desde o início desse ano, a Prefeitura contratou um médico cirurgião para solucionar essa situação e atender a necessidade desses pacientes. Desde então, entre atendimentos e pequenas cirurgias, já foram realizados mais de mil procedimentos. “Agora, com o cirurgião contratado, os procedimentos mais simples já são realizados em nossa cidade evitando o deslocamento dos pacientes em casos onde o atendimento pode ser realizado em Jaguarari”, explica o prefeito Everton Rocha.
Foi assim com o vendedor autônomo, Expedito Leite Dias, de 65 anos, que foi operado de um cisto sebáceo no Hospital Municipal de Jaguarari. “Isso não existia aqui na cidade, qualquer coisinha a gente tinha que ir fazer em outro município. Agora não, o atendimento é rápido, em menos de 15 dias agendei e realizei a cirurgia. Fui muito bem atendido. No dia que eu fiz mais seis pessoas também foram operadas”, relata Expedito. Entre os atendimentos e pequenas cirurgias mais realizadas estão as de cisto sebáceo, verrugas, material para biópsia, retirada de corpo estranho, entre outras.
As cirurgias de média e grande complexidade continuam sendo realizadas, só que agora por um médico contratado pelo município, o que assegura a agilidade na marcação e na realização do procedimento. Foi assim com a trabalhadora rural de Jacunã, Lourença da Silva, de 54 anos, com a oferta dos serviços de cirurgia pelo município foi possível operar uma hérnia umbilical que há mais de sete anos comprometia sua qualidade de vida. “Se não fosse dessa forma eu não teria condições de pagar pela cirurgia. Há sete anos estava sofrendo de fortes dores por causa dessa hérnia, mas como esse serviço não era realizado pelo município então eu não tinha como resolver. Agora estou 26 dias de operada e já me sinto bem”, comemora Lourença.
Nesses onze meses, a Prefeitura de Jaguarari realizou mais de 200 cirurgias eletivas. “Nesses casos, os procedimentos de maior complexidade são realizados em centros cirúrgicos de cidades vizinhas”, explica Amilton Soares, médico cirurgião contratado pelo município de Jaguarari. Entre as cirurgias de média e grande complexidade mais realizadas estão a cesárea, laqueadura, cisto de ovário, períneo, suspensão de bexiga, hérnia inguinal e hérnia umbilical, varicocele, gravidez ectópica.



FONTE: ASCOM – Prefeitura Municipal de Jaguarari