Valmir Landim da Secretaria de Educação do Governo do Estado da Bahia e professora Edneuza Reis, diretora do Colégio Estadual Petrônio Portela, falam da implantação do curso técnico em Agroecologia do Programa Mediotec, no distrito Pilar/Jaguarari - BA.
Além de alunos do segundo ano, professores e
gestores do Colégio Petrônio, também estiveram participando do seminário o
especialista em agroecologia Luiz Orleans, Vlamir Landim-Suprot, Vereador
Marcos Quito, seu Antônio do Centro de Cultura da Paróquia de Jagurarari,
Edneuza Reis-Diretora do Colégio Petrônio Portela, professor Everaldo Reis.
O curso Técnico em Agroecologia tem como objetivos conjugar habilidades e competências que permitam ao profissional atuar como mediador nos processos de desenvolvimento rural sustentável. Visa principalmente respeitar a cultura das comunidades, resgatar e interagir com os conhecimentos dos agricultores familiares e demais povos que vivem e trabalham no campo em regime de economia familiar, bem como estimular o manejo e a gestão sustentada dos recursos naturais locais com adoção de novas tecnologias que minimizam os impactos sobre esses recursos.
Esse profissional terá habilidades para promover políticas públicas corretas e articulações institucionais difundindo a agricultura com bases ecológicas, para que seus impactos multifuncionais sejam rapidamente disseminados através das comunidades rurais na busca da equidade e inclusão social. Será um disseminador de técnicas, normas e procedimentos que visem à incorporação no planejamento da produção e das atividades agrícolas com base nos princípios da ecologia, na economia solidária, na gestão social, na agroindústria e no turismo rural como complementos à economia familiar, bem como na promoção e no desenvolvimento rural da região sob critérios de sustentabilidade.
Na construção da Matriz Curricular de Referência do curso de Agroecologia foram considerados os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação profissional de Nível Técnico, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, a Classificação Brasileira de Ocupações e a legislação vigente.
Esta Matriz Curricular tem como objetivo servir de referência nacional para elaboração de projetos de cursos técnicos de Agroecologia, obedecendo a determinações específicas do Programa e-Tec Brasil e à especificidade de cada região.