Sem Comentarios

Diálogo com gestores municipais chega ao Território de Irecê

Diálogo com gestores municipais chega ao Território de Irecê

O Território de Irecê, no semiárido baiano sediou, nesta quarta-feira (15), mais um encontro da série de diálogos, que vem sendo promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com prefeitos e secretários de agricultura de todo estado. O auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no município de Irecê, foi palco da troca de saberes e alinhamentos, sobre o futuro da agricultura no Território, que possui cerca de 44 mil agricultores familiares.
O objetivo é estabelecer e reafirmar parcerias com os municípios para ampliar o desenvolvimento rural, fortalecendo a estratégia de interiorização das ações da secretaria, nos territórios, por meio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF). Neste Território, o cultivo é diversificado, voltado à produção de hortaliça irrigada, cultivo de milho, mamona, sequeiro, agropecuária. Também possui 126 comunidades quilombolas.
Mais de 200 pessoas contribuíram com o rico debate, entre eles parlamentares, representantes do Centro Público de Economia Solidaria (Cesol), Banco do Nordeste, Cooperativas de Agricultores e Agricultoras Familiares de Barro Alto (Agrocop), Caritas Diocesana, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), Central de Trabalhadores do Brasil (CTB).
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, enfatizou a necessidade do Território fortalecer suas demandas, dentro da estrutura do consórcio. "O Território de Irecê possui 20 municípios e um grande número de comunidades tradicionais. Sua história tem forte marca no rural pautada pela produção de feijão, hortaliças e verduras. Desejamos ver a retomada e o fortalecimento das ações do consórcio, que cumpre papel estratégico de alinhar demandas, que impactarão no fortalecimento de todo território. Para nós, é fundamental pois conseguirmos ter, ainda mais, êxito na nossa parceria, impactando na melhoria da realidade de vida dos nossos agricultores familiares".
Para o anfitrião do evento, Elmo Vaz, prefeito de Irecê e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável de Irecê, a reunião traz uma reflexão e a possibilidade concreta de celebrar parcerias, que impactem na transformação da realidade do município e do território. "Nossa economia depende do campo. Nós temos uma secretaria de agricultura onde estamos trabalhando para apoiar projetos de aração, assistência técnica, produção de orgânico, quintais produtivos e outros específicos sobre restaurantes rurais, para promovermos o turismo rural. A SDR, com este diálogo, nos traz possibilidades de fazer parcerias com o Governo do Estado e estamos nos



Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Contato: (71) 3115-6766

Qualquer comentário com xingamentos palavras racistas será automaticamente excluído por nossa equipe. Agradecemos a Compreensão e o Respeito.