EXCLUSIVO: DIRETOR PRESIDENTE DA MINERAÇÃO CARAÍBA APRESENTA STATUS DA EMPRESA E ESCLARECE ALGUMAS INFORMAÇÕES‏ - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

EXCLUSIVO: DIRETOR PRESIDENTE DA MINERAÇÃO CARAÍBA APRESENTA STATUS DA EMPRESA E ESCLARECE ALGUMAS INFORMAÇÕES‏

30 de abr. de 2016


O Jaguarari Acontece publica com exclusividade uma matéria feita com o Diretor Presidente da Mineração Caraíba, sr. Rogério Fernandes, sobre algumas informações recentes que foram divulgadas em veículos de comunicação da região sobre a situação atual da empresa, porém, sem que a mesma fosse consultada. Essas matérias foram amplamente compartilhadas em redes sociais, o que gerou muitos desconfortos à Empresa, aos colaboradores próprios e terceiros, bem como aos prestadores de serviços e comerciantes da região.

JAGUARARI ACONTECE - Sr. Rogério, agradecemos a sua participação nessa entrevista e iniciamos o bate papo comentando os últimos fatos. Recentemente vimos nas redes sociais algumas matérias que trazem informações sobre um possível fechamento da Mineração Caraíba, empresa essa extremamente importante para o desenvolvimento da nossa região. Como essas informações foram recebidas por vocês? Há relevância no que foi falado?
RF - Nós que agradecemos a oportunidade de esclarecer essa situação. É fato que estamos com algumas dificuldades de caixa, por esse motivo entramos com o pedido de Recuperação Judicial no último dia 03/02/2016 para preservar a Empresa, buscar alternativas para sua recuperação econômico financeira e retornar às suas atividades operacionais normais. Bem, de lá pra cá muita coisa vem acontecendo, mas a empresa tem trabalhado duro para honrar seus compromissos com colaboradores e parceiros no curto prazo, apesar dos recursos reduzidos decorrentes de sua operação apenas parcial. Em primeiro lugar, não atrasamos nenhuma vez os salários dos nossos colaboradores, apesar dessa informação também ter circulado nas mídias sociais. Não menos importante, temos atuado na redução de vários custos operacionais, afinal de contas, há oportunidades nas quais tivemos de atuar. Outro esforço que estamos fazendo é garantir o nosso Plano de Saúde, o PAMS, benefício este muito relevante aos nossos colaboradores e familiares.
 A informação que foi publicada de “possível fechamento” é improcedente, até porque, nesse momento, a empresa acabou de entregar à Justiça o Plano de Recuperação para que seja apreciado pelo Administrador Público competente, bem como aos credores. Além disso, a Mineração Caraíba recebeu propostas de grupos interessados em comprá-la, ou seja, neste momento estamos em processo de negociação.

JAGUARARI ACONTECE - A Mineração Caraíba pode ser vendida?
 RF - A venda é uma das alternativas analisadas. Mais do que a forma do negócio, o importante é obtermos novos recursos financeiros para recuperarmos nossa atividade e desenvolvermos nossos projetos, principalmente a Mina de Vermelhos. Isso pode ser feito através da venda do controle da empresa pelos acionistas atuais com a realização dos investimentos pelo novo acionista, através da entrada de um investidor juntamente com os atuais acionistas, também trazendo dinheiro novo para a companhia, ou mesmo através da obtenção de novos empréstimos para serem pagos no longo prazo. O importante é trazermos novos recursos para a empresa recuperar suas atividades e estamos analisando todas alternativas. A Mineração Caraíba é um negócio bastante interessante, pois temos muitos recursos e reservas de minério já dimensionados, além de sondagens ao longo do Vale do Curaçá que apontam para possíveis novas fontes de minério na região. Neste momento, por problemas operacionais com a produção da MSB, baixo preço pago pelo cobre e variações do dólar, estamos com problemas de caixa, mas enxergamos que essa é uma situação temporária e que as alternativas que estamos analisando podem nos trazer uma solução já no curto prazo.

JAGUARARI ACONTECE - Sr. Rogério, temos acompanhado a situação da Adutora Caraíba e dos produtores ao longo dela. Como a empresa está vendo a situação?
RF - Nesse momento nosso objetivo é sobreviver. A Mineração Caraíba tem um compromisso social muito forte e isso tem sido praticado há 36 anos. Temos projetos sociais os quais não paralisamos, nem mesmo nesse momento complicado, contudo há custos que não temos condições de continuar assumindo nesse momento. Em relação a Adutora Caraíba, bombeamos água do Rio São Francisco e a distribuímos a mais de 100 mil pessoas. Assumimos, por vários anos, todo o custo de manutenção e mantivemos subsídios superiores a R$ 800.000,00/ano para atendermos todos as pessoas, apesar de só utilizarmos o equivalente a 20% do volume bombeado. Nossa situação atual não nos permite continuar pagando essa conta. Para solucionar esse assunto promovemos um reajuste de tarifas no sentido de tornar a adutora auto sustentável, independente da mineração. Há anos estamos sinalizando ao poder público que precisamos de uma solução que nos conceda tarifas menores de energia, caso contrário teríamos de repassar o custo. Repito: repassar. Não ganhamos nada com água, pois nosso negócio é cobre, contudo o aumento proposto visa fazer com que a Empresa seja reembolsada pelos gastos proporcionalmente ao consumo dos usuários.

JAGUARARI ACONTECE - Sr. Rogério, para finalizar, como estão as atividades na mina subterrânea? Há novidades?
RF - Sim. Já retiramos toda água dos níveis superiores e estamos focados no bombeamento da água acumulada na rampa principal e esperamos que, com o esgotamento da mina, nos próximos 2 ou 3 meses, a mina volte a condição normal de operação. Os desafios são muito grandes, mas a equipe tem se empenhado para agilizar o processo. Estamos com foco produtivo orientado para atuação na mina a céu aberto de Suçuarana de onde estamos retirando o minério que vem sendo processado.

JAGUARARI ACONTECE - Sr. Rogério, agradecemos a sua participação no Jaguarari Acontece. Há alguma coisa que o senhor gostaria de falar para nossos expectadores?
RF - Agradecemos a oportunidade de esclarecer estes pontos. Gostaria de dizer que estamos empenhados em retomar a normalidade na Mineração Caraíba, empresa esta muito importante para a região. Importante salientar que estamos mantendo contato com autoridades públicas ( Prefeito, Deputados, Secretárias de estado ) e instituições público/privadas que tem nos ajudado a atravessar esse período crítico pelo qual a empresa passa através de parcerias e negociações. Acreditamos que a solução virá! É natural que as pessoas fiquem um pouco apreensivas, contudo, garanto, estamos fazendo tudo o que podemos. Espero, em breve, poder comunicar através deste Portal outras boas notícias iguais às que costumeiramente publicamos por aqui. Até breve!

http://www.jaguarariacontece.com.br/