Nota 10 em transparência atesta o uso eficiente do dinheiro público, diz presidente do PT - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Nota 10 em transparência atesta o uso eficiente do dinheiro público, diz presidente do PT

24 de nov. de 2015

A Bahia ficou em primeiro lugar no ranking da CGU, que avalia dados das áreas de educação, saúde e assistência social

O destaque dado à Bahia, com nota máxima (10) no ranking Nacional de Transparência, realizado pela Controladoria Geral da União, foi comemorado no meio político local como um exemplo do controle e uso eficiente das finanças públicas. “É uma questão de comprometimento, unindo economia e qualidade de serviço. A nota máxima deixa claro o quão transparente para a sociedade é o Governo e assim deve ser em toda administração pública”, salientou o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação.
Ele citou como exemplo o caso do Estado de São Paulo, onde o Governo baixou decreto para omitir informações sobre as obras do Metrô. “Na Bahia, o Governo de Rui Costa está cortando gastos e aumentando a eficiência, tudo de forma transparente, permitindo o controle da sociedade, como deve ser. O momento é de crise e a administração pública tem que ser responsável, manter os projetos, pagar em dia o salário do funcionalismo público e manter a máquina funcionando. A nota máxima da CGU mostra a seriedade com que o Estado trata o bem público”.
Anunciação lembra que no primeiro levantamento, realizado em maio desse ano, o Estado recebeu nota 8,33, também ficando entre os estados mais bem avaliados. “A evolução mostra uma sintonia na transição entre os governos de Wagner e Rui”. Os dados fazem parte da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT). O indicador mede o grau de transparência em estados e municípios e o cumprimento da legislação.
São avaliadas as informações disponibilizadas e pedidos de dados nas áreas de saúde, educação e assistência social. A nota é calculada levando em conta a regulamentação da Lei de Acesso (25%) e a existência de transparência passiva (75%).  Na pesquisa, Salvador ficou na 174ª colocação, entre as cidades brasileiras e apenas a quarta entre as baianas, com nota 5,83.

+++
Mais informações
Ascom Deputada Fátima Nunes - Chico Araújo - 71 98856-6680