CODEVASF INCENTIVA PEQUENA AGROPECUÁRIA NO SEMIÁRIDO BAIANO - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

CODEVASF INCENTIVA PEQUENA AGROPECUÁRIA NO SEMIÁRIDO BAIANO

15 de set. de 2015


A Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou à Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Lages, um Kit composto por máquinas forrageira/ensiladeira para ser usado na produção de silagens para alimentação de pequenos rebanhos.
A comunidade está localizada na zona rural do distrito de Carnaíba, em Juazeiro, no norte da Bahia, e reúne cerca de 48 famílias que sobrevivem da criação de animais (caprinos, ovinos e bovinos) e da pequena agricultura de subsistência.
O equipamento agrícola foi recebido pelo presidente da Associação, José Carlos Nunes de Santana, e neste mês já está em funcionamento em um local anexo a uma escola municipal, que foi repassado ao Centro Comunitário da localidade para esse fim.
Segundo José Carlos, a máquina não vai atender somente aos associados, mas também outras pessoas da região. A Fazenda Lages fica a cerca de 21 km do centro de Juazeiro, e possui abastecimento de água feito por meio de uma adutora construída por uma Mineradora que atua na região. Com essa água os pequenos agropecuaristas conseguem produzir e criar seus animais, mas no período de seca, com a falta de chuvas, a alimentação animal fica prejudicada.
Segundo José Carlos, “com esse equipamento, na época mais verde do ano, nós poderemos juntar restos das nossas hortas, algumas palmas da caatinga e outras vegetações, como capim e leucena, e transformar tudo isso em silagem e armazenar, para que, durante o período de seca, a gente possa alimentar nossas criações”, diz.
O presidente afirma que esse é o primeiro equipamento que a associação recebe do governo federal, por meio do Plano Brasil sem Miséria. O programa tem investimentos em torno de R$ 1 milhão - recursos oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) e do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.
José Carlos lembra que para conseguir esse equipamento, a associação teve que cumprir uma série de requisitos, principalmente o que exige que as famílias que compõe a entidade estejam inscritas no cadastramento único de programas sociais do governo federal (CadÚnico), onde os associados tiveram que comprovar uma renda per capita mensal de até R$ 77.
Além disso, técnicos da superintendência regional da Codevasf em Juazeiro visitaram a localidade para analisar a real necessidade do equipamento e ajudar a diretoria a providenciar os documentos necessários para o recebimento do benefício. “O processo demorou um pouco, mas depois que recebemos a máquina nossa situação mudou muito. Agora vamos poder alimentar melhor nossos rebanhos, e enfrentar a seca”, acrescenta o presidente.
Asscom

Pesquisa no Blog do Geraldo José