BAIANOS INVESTIGADOS PELA LAVA JATO E SUAS RELAÇÕES COM O VALE DO SÃO FRANCISCO - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

BAIANOS INVESTIGADOS PELA LAVA JATO E SUAS RELAÇÕES COM O VALE DO SÃO FRANCISCO

10 de mar. de 2015

Pelo menos cinco baianos deverão sofrer processo investigatório na Operação Lava Jato, que apura denúncias de desvios de recursos públicos na Petrobrás. Entre eles estão o ex- presidente da estatal e ex-secretário de Planejamento da Bahia, Sérgio Gabrielli, o vice-governador João Leão, o deputado federal Roberto Britto e os ex-deputados Mário Negromonte e Luíz Argolo.

Veja o perfil dos indicados e suas relações políticas no Vale do São Francisco.
Sérgio Gabrielli (PT) –Titular licenciado da UFBA, exerceu os cargos de diretor financeiro e de Relações com Investidores, membro do Conselho de Administração e presidente da Petrobrás. Graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia, foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009. Deixou a Petrobrás em 2012 para assumir o cargo de Secretário do Planejamento da Bahia no governo Wagner e chegou a ser apontado como um provável candidato ao governo na eleição passada. Esteve em Juazeiro em algumas oportunidades em eventos realizados pelo PT local.
João Leão (PP)-  Ex-prefeito de Lauro de Freitas e deputado federal por vários mandatos, João Leão foi eleito vice-governador da Bahia na chapa de Rui Costa  (PT). Com base eleitoral na região metropolitana de Salvador, também atua em outras regiões do estado. Na região tem uma atuação mais visível em Pilão Arcado, onde obteve expressivas votações nas eleições que disputou.
Mário Negromonte (PP) – Atual  Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, exerceu um mandato de deputado estadual e cinco como deputado federal. Tem base eleitoral no município de Glória, cuja esposa exerce atualmente o mandato de prefeita. Em dezembro de 2010 ocupou o Ministério das Cidades, cargo que deixou em 2012 após denuncias de irregularidades.  Em eleições para deputado federal obteve apoios pouco expressivos que resultaram em pequenas votações em Juazeiro e região.
Luiz Argolo (SDD) – exerceu mandatos de vereador e prefeito interino de Entre Rios, deputado estadual por dois mandatos e na última legislatura ocupou uma cadeira na câmara federal. Em abril de 2014 teve seu nome associado ao doleiro Alberto Youssef. Flagrado trocando telefonemas e mensagens com Youssef, Argôlo é acusado de manter relacionamento financeiro com o doleiro. Na última campanha visitou Juazeiro, onde recebeu apoios, mas não conseguiu se reeleger.
Roberto Britto - Médico ortopedista formado pela UFBA, foi presidente da Associação Baiana de Médicos e Residentes e professor da Universidade Estadual do Sudoeste. Foi prefeito de Jequié por dois mandatos e exerce o seu terceiro mandato como deputado federal. Com base eleitoral em Jequié tem pouquíssima atuação eleitoral na região do São Francisco.
http://www.geraldojose.com.br/index.php?sessao=inicio&pagina=1