Deputado estadual Zó apresenta carta de produtores na Comissão de Agricultura da Alba - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Deputado estadual Zó apresenta carta de produtores na Comissão de Agricultura da Alba

26 de fev. de 2015
Na manhã desta terça-feira (24), o deputado estadual Zó (PC do B) participou da primeira reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural, da qual é membro,  realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Na oportunidade, Zó apresentou um documento formulado pela comunidade dos distritos irrigados de Maniçoba, Curaçá, Mandacaru, da União dos produtores do perímetro irrigado de Curaçá (UPROPIC), dos Produtores de Tourão e Instituto da Fruta/ VSF.
No documento, os produtores do Vale do São Francisco, também chamado colonos, descrevem a preocupação com a crise hídrica, que vem atingindo a região do lago de Sobradinho e afetando diretamente a região norte da Bahia. Ainda no texto, os produtores apontam sugestões a serem adotadas, que segundo eles melhorariam a atual situação. As principais medidas são: a aquisição de equipamento de bombas flutuantes para bombeamento subsidiário das EB’s (estações de bombeamento) com devidos quadros de comando e subestações; realização de obras estruturantes nos canais de chamada que permitam plena captação do sistema de bombeamento das EB’s; suspender o plantio de novas áreas internas e externas nos perímetros irrigados; modernização do sistema de irrigação nos Perímetros de Curaçá, Maniçoba e Tourão.
Ainda de acordo com os produtores, a regulamentação do parágrafo 1º do art. 25 da lei 12.873 de 24/10/2013, referente a ampliação de 40 horas semanais do horário reservado e a retirada da tarifa bandeira vermelha dos consumidores, cuja energia se destina a irrigação de áreas localizadas na região do semiárido nordestino, melhoraria a situação.
Para Zó, seria interessante que outros deputados visitassem a região para, ao lado dos produtores, elaborar soluções e medidas. “Essa luta é de todos. O valor da agricultura irrigada e a quantidade de emprego e renda gerada na região do sertão do São Francisco é algo surpreendente e  merece um olhar especial”, afirmou.

Nina Dourado
Jornalista 
DRT 4155/BA
Esp. em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias
Phone: 74 9120 7129/ 74 8847 7550