O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (MDB), será tema de desfile no Carnaval do Rio em 2024. A escolha é da escola de samba do Vasco da Gama, a União Cruzmaltina, que integra a chama ‘Série Prata’ – a terceira divisão da folia carioca –.
A divulgação foi feita nas redes sociais na última quarta-feira (19), onde a escola prometeu revelar todos os detalhes de forma oficial neste domingo (23). No vídeo de divulgação prévia, várias imagens associadas à gestão de Cabral são apresentadas, como as obras da linha 4 do metrô e as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da escola União Cruzmaltina, Rodrigo Brandão, contou mais detalhes sobre o projeto. De acordo com ele, o desfile vai contar a história do ex-governador "desde a infância, passando pelo jornalismo e adentrando em sua vida pública". Brandão ainda foi enfático ao dizer que isso não é uma piada.
"Quem acha que estamos brincando se enganou. A escola admira a história de Sérgio Cabral Filho e saíra em defesa dele”, afirmou Brandão, antes de explicar como aconteceu o contato com o ex-governador. “Conversamos por mais de três horas, e ele entendeu que a proposta da escola é destacar toda sua trajetória de vida, com seriedade e sem brincadeira”, contou.
Vale lembrar que Sérgio Cabral deixou a unidade prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) em dezembro de 2022. Atualmente Cabral reside em um apartamento da família em Copacabana, onde cumpre prisão domiciliar. O ex-governador foi alvo de 24 condenações, sendo submetido a penas que somam mais de 400 anos de prisão.