COM O MEGA AUMENTO DO COMBUSTÍVEL, POSTOS DE PILAR REAJUSTAM OS PREÇOS - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

COM O MEGA AUMENTO DO COMBUSTÍVEL, POSTOS DE PILAR REAJUSTAM OS PREÇOS

12 de mai. de 2022

 


A qualquer momento você pode ser surpreendido pelo aumento dos combustíveis em sua cidade. 

O brasileiro está se virando para abastecer seus automóveis; para se locomover ou a trabalho. Cada dia fica mais difícil encher o tanque gastando pouco.

Motivos são vários para o aumento: dólar em alta, impostos e mais impostos, enfim. 

Os preços de combustíveis acumulam alta de 33,24% em um ano, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) até abril. Com isso, têm impacto de 2,28 ponto percentual e respondem por quase um quinto (18,8%) da alta de 12,13% do IPCA no resultado acumulado em doze meses. A inflação para um período de doze meses é a maior desde outubro de 2003 (13,98%), segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todos os combustíveis têm alta de preços acima de 30% em um ano. O maior aumento é o óleo diesel, com alta de 53,58%, seguido por gás veicular (45,18%), etanol (42,11%) e gasolina (31,22%).

Individualmente, a gasolina responde por 1,82 pontos percentuais da alta de 12,13% do IPCA em doze meses (15%), enquanto o etanol tem influência de 0,32 ponto percentual e o óleo diesel, de 0,11 ponto percentual. O analista do IBGE André Filipe Almeida destaca, no entanto, que este é apenas o impacto direto dos combustíveis na inflação e não inclui efeitos no custo de frete, por exemplo. Pesquisa: valorinveste.globo.com