Após boatos de suspensão das aulas, secretário garante início do ano letivo na segunda - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Após boatos de suspensão das aulas, secretário garante início do ano letivo na segunda

5 de fev. de 2022

 


O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, garantiu ao Bahia Notícias que o ano letivo no formato presencial na rede estadual de ensino vai ter início na próxima segunda-feira (7). “Não será adiado”, afirmou o secretário para o BN.

A confirmação do titular da pasta veio após a circulação de boatos que diziam que o começo das aulas seriam prorrogadas por conta do avanço da contaminação por Covid-19 causada pela variante Ômicron.

Em razão do agravamento da pandemia, alguns estados optaram por adiar as aulas presenciais. Essa foi a decisão tomada pelos governos do Amazonas e do Rio Grande do Norte.

Na semana passada, o Conselho Nacional de Educação (CNE) recomendou que o retorno presencial deve ser a prioridade, mas estabeleceu que, diante dos impactos da terceira onda da pandemia de Covid-19 no Brasil, as escolas públicas e particulares poderão oferecer aulas remotas, híbridas ou gravadas ao longo deste ano letivo. A decisão vale para as instituições de todo país, mas apenas para casos excepcionais, como surto em sala de aula ou estudantes em quarentena se recuperando da doença (veja aqui)

Já São Paulo, Ceará, Amapá e Paraíba, vão exigir comprovação de conclusão do ciclo vacinal para a frequência às aulas. O governador Rui Costa (PT) chegou a anunciar que também iria fazer a exigência do passaporte vacinal, mas recuou. O petista justificou a decisão por causa de “ aspectos legais” para quem é menor de idade (lembre aqui), porém o comprovante será exigido para os estudantes maiores de 18 anos.

Aula inaugural
Na segunda, a SEC promove a aula inaugural do ano letivo 2022, às 8h30, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A aula contará com a participação do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, de estudantes, familiares e educadores. A transmissão será pelo canal Educa Bahia e pelo canal do Youtube da Educação Bahia. Com o tema “Educação é a máquina que produz a democracia”, a aula inaugural terá como convidada especial a escritora Conceição Evaristo.

Durante a atividade, serão entregues 150 kits para as fanfarra escolares; kits de laboratórios de informática, com quase 5 mil computadores e 15 mil chromebooks para unidades da Educação Profissional e Tecnológica; 200 kits de arena de lutas (tatames e quimonos, luvas e sacos de box); 100 óculos ORCAM para estudantes cegos e com baixa visão; e equipamentos e modernização dos estúdios do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC).

A programação contempla, ainda, exposição de programas e projetos estruturantes; apresentação de novos programas da Educação; apresentações do Sexteto da NEOJIBA e da Banda Marcial Nelson Mandela (BANEMA), do Colégio Estadual Nelson Mandela; e entrega da premiação do concurso de vídeos escolares “Saúde na Escola”, promovido pela SEC; além de depoimento de estudantes.