2021 já começou - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

2021 já começou

11 de dez. de 2020

 


Quando o Papa Gregório XIII introduziu seu calendário gregoriano, em 1582, adiantando a data em 10 dias, passando o dia seguinte da quinta-feira, 4 de outubro de 1582, para sexta-feira, 15 de outubro do mesmo ano; a Europa resistiu mantendo o antigo calendário Juliano, implementado por Júlio César em 46 a.C. Mais de 300 anos passaram para que todos os países adotassem o calendário gregoriano, hoje usado na maior parte do mundo.

Na Grã-Bretanha a adoção do calendário gregoriano gerou tumultos e protestos. Os cidadãos ingleses reagiram quando o parlamento adiantou o calendário durante a noite de 2 de setembro para 14 de setembro de 1752, indo às ruas e exigindo que o governo "nos desse nossos 11 dias de volta". Do outro lado do Atlântico, Benjamin Franklin (1706 -1790), fundador da Universidade da Pensilvânia, deu as boas-vindas à mudança: “É agradável para um homem idoso poder ir para a cama em 2 de setembro e não ter que se levantar até 14 de setembro”. A Grécia foi o último país europeu a adotar o calendário gregoriano em 1923.

Nesta terceira década do Século XXI, a pandemia, que paralisou o mundo, parece mexer no calendário dando a sensação de aceleração da história. Antecipando tecnologias, mudou modos de vida, esvaziou escritórios e o trânsito, desmetropolizando cidades. De repente o home-office removeu carros descarbonizando pulmões e centros urbanos. 2020 fluiu como um hiato sem lógica nem explicação, abateu planejamentos e orçamentos com estruturas que não fazem mais sentido e dissolve-se sem acabar, enquanto 2021 dá ares de já estar no curso pós carnaval, iniciado sem festa, antes do Natal.

Neste intervalo de espaço tempo covidiano, o sistema financeiro internacional, influenciado por ventos da pandemia e pela inteligência da plataforma de gestão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030, já adotada pela academia, governos, empresas e fundos de investimentos ao redor do mundo; acelerou na adoção dos critérios ambientais, sociais e de governança (ESG), já exigidos para concessão da licença social local.

Investimentos ESG, que já atingem montantes internacionais de US$ 40 trilhões - e deverão acelerar em 2021 - são um conjunto de padrões para operações de empresas que investidores socialmente conscientes usam para avaliar seus investimentos, influenciando diretamente o desenvolvimento local, inclusive a economia do mar. As plataformas ODS/ESG são base dos novos algoritmos que pilotarão o sistema operacional global.

Editor da conceituada revista ‘The Economist’, Tom Standage, inspirado em Benjamin Franklin, apresenta tendências na última edição de título ‘The World in 2021’, mostrando lições e chances de mudanças positivas que surgiram com a crise. “Quaisquer que sejam as cartas que 2021 possa dar a você, as chances são sempre a seu favor”, afirma Standage. Feliz ano novo.

*Diretor da Rede WWI no Brasil