Menina baiana morre aos 11 anos após perder luta para a leucemia; família acusa União de não financiar tratamento - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Menina baiana morre aos 11 anos após perder luta para a leucemia; família acusa União de não financiar tratamento

8 de nov. de 2021


 A pequena Yasmin Bastos Nunes, de 11 anos, que lutava contra um tipo grave de leucemia, morreu após uma difícil batalha contra a doença. A triste notícia foi divulgada neste domingo (7), através do perfil criado pela família para arrecadar fundos e custear os R$ 3,5 milhões para o tratamento nos Estados Unidos

De acordo com a mãe da menina, Viviane Bastos, nas últimas semanas a leucemia progrediu e Yasmin não respondia mais à quimioterapia. "Vai com Deus, guerreira. Sem palavras. Luto! Nós perdemos uma verdadeira guerreira", diz a publicação feita pela família.

Segundo o G1, Viviane utilizou as redes sociais no mês de outubro para denunciar que a União recorreu da liminar da Justiça Federal que determinava o depósito de R$ 1.914.535,77 para complementar o tratamento de Yasmin.

Moradora de Feira de Santana, a menina tinha leucemia linfoide aguda (LLA), um tipo raro e agressivo de câncer, desde 2015. Os pais dela procuraram a Defensoria Pública da União (DPU) para lutar pela única alternativa de tratamento, que é a terapia Car-T Cell. Através de campanhas na internet, eles sensibilizaram e mobilizaram doadores.

"Nesta tarde recebemos duas notícias. Primeiro a Defensoria Pública entrou em contato informando que a União recorreu da liminar, a União negou a vida de Yasmin. Há 15 minutos recebi um e-mail do Hospital de Cleveland, que aceitou o tratamento de Yasmin, que já tinha deixado tudo certo", disse na época.

"Eles responderam, após análise do quadro atual, que ainda sim é possível fazer a coleta das células, mas demonstraram preocupação pelo fato de a doença ter ido para o sistema nervoso, o que significa que a doença vem progredindo rapidamente", acrescentou.

Desesperada, Viviane Bastos então pediu que as pessoas fizessem mais doações, já que o Hospital de Cleveland tinha solicitado um retorno breve da família. "Eles querem que a gente vá logo, mas a gente não tem dinheiro suficiente. Minha guerreira está aqui lutando a cada dia. Não está sendo fácil pra ela, nem para gente”, frisou a mãe de Yasmin na ocasião. O G1 tentou contato com a União para solicitar posicionamento sobre o caso, mas não teve retorno.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, lamentou a morte de Yasmin. "É muito lamentável a morte de uma criança de apenas 11 anos. E Yasmin, em especial, nos deixa um exemplo de luta de solidariedade de todos os que tentaram salvá-la. Meus profundos sentimentos à família, que Deus conforte todos", afirmou através de nota.