Multinacional anuncia implantação de fábrica no Polo de Camaçari - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Multinacional anuncia implantação de fábrica no Polo de Camaçari

21 de jan. de 2021

 


A empresa multinacional Titânio América (Tiasa), que produz pigmentos de dióxido de titânio, irá instalar uma unidade química no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. Segundo o Governo do Estado, cerca de R$ 250 milhões serão investidos na primeira fase de implantação, que deve gerar 200 empregos diretos, 300 indiretos e outros 600 postos de trabalho nas obras civis.

O investimento foi anunciado durante a assinatura de protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta terça-feira,19. De acordo com a gestão estadual, a Tiasa afirmou que já foram investidos R$ 100 milhões no desenvolvimento tecnológico e na planta piloto do projeto.

A ideia é que a implantação torne o Brasil menos dependente da China e Estados Unidos, de onde compra pigmentos de dióxido de titânio. A Bahia é o único local do país que já fabricava o pigmento, por meio da Tronox, conforme ressaltou o vice-governador João Leão, secretário da SDE. A empresa deve começar a operação da planta no final de 2022.

Na primeira fase, a unidade terá uma capacidade produtiva combinada de pigmento de titânio e de óxido de ferro de 38 mil toneladas/ano, com expectativa de atingir 170 mil toneladas/ano quando todas as etapas do projeto estiverem implementadas.

Além do pigmento de dióxido de titânio, utilizado para vários fins, a exemplo de base para tinta imobiliária, produção de vidros e plásticos e protetor solar, tem o segundo subproduto que é hematita sintética, que tem como finalidade a indústria siderúrgica.




https://atarde.uol.com.br/economia/noticias/2154784-multinacional-anuncia-implantacao-de-fabrica-no-polo-de-camacari