Projeto de irrigação será privatizado - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Projeto de irrigação será privatizado

16 de dez. de 2020


 O Perímetro Irrigado do Baixio de Irecê, na região central do estado, está em processo de concessão ao setor privado e foi tema de videoconferência entre gestores da Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba, o encontro serviu para debater a potencialidade do projeto e seu novo modelo de gestão.

O presidente da comissão da CNA, Eduardo Veras, ressaltou o potencial da agricultura irrigada para o desenvolvimento da região, cuja oscilação climática pode levar a períodos de estiagem prolongada.

– A irrigação mostra os benefícios econômicos e ganhos ambientais, possibilitando o aumento da produtividade em uma mesma área – disse Veras.

Investimento fundamental – O gestor considerou o investimento em irrigação como fundamental para atrair investimentos e garantir segurança a todos os produtores que utilizam essa tecnologia no Brasil.

O perímetro irrigado de Irecê é um projeto-piloto e, se tiver êxito, será replicado como modelo ideal para outras regiões do país, considerando-se ainda a necessidade de planejamento do uso da água em razão da possibilidade de escassez.

Está prevista a concessão de uma área de 105 mil hectares, dos quais 48 mil serão destinados à agricultura irrigada, a 500 quilômetros da capital do estado, nos municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique, na região conhecida como Baixio do Irecê.

“Eu não posso falar

como cidadão uma

coisa e como presidente

outra. Mas, como

sempre eu nunca fugi

da verdade, eu te digo:

eu não vou tomar

vacina [contra a

Covid-19]. E ponto final”

Jair Bolsonaro, presidente da República, em entrevista à Band ontem, ao mesmo tempo em que defendeu tratamentos sem qualquer comprovação científica no combate ao novo coronavírus

Uso medicinal da cannabis

Com o tema “Da semente ao paciente: o que esperamos dos legisladores?”, a comunidade científica ligada à saúde mental promove no próximo sábado dia 19, a partir das 14 horas, o VI Fórum Cannabis Medicinal. Gratuito, o encontro tem a proposta de unir profissionais e cidadãos de um modo geral interessados no tema, com o objetivo de produzir e difundir conhecimento sobre o uso da cannabis para fins medicinais. A apresentação do fórum pela psiquiatra e psicanalista Eliane Lima Guerra Nunes será seguida de debate sobre o momento atual da política de regulação da cannabis no Brasil. Para os interessados em mais informações, no mesmo link das inscrições, podem ser acessadas pelo www.sympla.com.br/vi-forum-cannabis-medicinal__1074258.

Novos conselheiros do MP

Foram eleitos segunda-feira os nove procuradores de justiça que serão membros do Conselho Superior do Ministério Público do Estado da Bahia no biênio 2020-2022. São eles, por ordem de votação: Zuval Gonçalves Ferreira, Graça Souza e Silva, Margareth Pinheiro de Souza, Silvana Oliveira Almeida, Paulo Gomes Júnior, Luiz Eugênio Miranda, Rita Maria Silva Rodrigues, Sara Mandra Moraes Rusciolelli e Antônio Carlos Carvalho. Os eleitos tomam posse no cargo nesta sexta-feira.

POUCAS & BOAS

O futuro do saveiro na Baía de Todos-os-Santos é o tema da live que acontece hoje, entre 15h e 17h, com transmissão pelo canal da Fundação Aleixo Belov. O evento contará com a participação de Roberto Malaka Bezerra, da Associação Viva Saveiro, um dos principais defensores desta atividade marítima no estado. O bate-papo virtual faz parte da programação de eventos pré-inauguração da Fundação Aleixo Belov.

‘Preservação e Recuperação da Biodiversidade na Bacia Hidrográfica do São Francisco’ é o tema da mesa-redonda de hoje durante a programação do III Simpósio que debate o futuro do Velho Chico. Participam Maria Rita Barreto, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e os professores Ícaro Moreira, da Ufba, e Marcos Callisto, da UFMG. O evento acontece entre 14h e 16h, tendo como moderador Julianeli Tolentino, da Univasf. A transmissão será pelo YouTube do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).


Fonte: A Tarde

Miriam Hermes e Redação | tempopresente@grupoatarde.com.br