Odebrecht muda de nome e passará a se chamar Novonor - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Odebrecht muda de nome e passará a se chamar Novonor

18 de dez. de 2020

 


A Odebrecht anunciou aos seus funcionários, na manha desta sexta-feira (18), a mudança do nome do grupo empresarial, que passará a se chamar Novonor, “inspirada no futuro, com um novo propósito e com visão para 2030”. O anúncio foi feito pelo acionista majoritário do Grupo, Maurício Odebrecht, durante reunião anual com transmissão online para todos os funcionários.

A troca de nome acontece após desgaste provocado por escândalos de corrupção envolvendo a empresa que acarretaram, por exemplo, na prisão de Marcelo Odebrecht, filho de Emilio Odebrecht, patriarca da empresa familiar. Marcelo foi afastado de suas funções executivas após sua detenção em 2015, mas continua ligado à companhia.

“Esta é uma decisão histórica para nós. Estamos apresentando a marca de uma empresa inteiramente transformada, e que passa a contar a sua história a partir de agora sempre olhando para o futuro”, afirmou Maurício Odebrecht.
 
Ele acrescentou: “Não estamos apagando o passado. Passado não se apaga. Passado é exatamente o que ele é – passado. Depois de tudo o que promovemos de mudanças e de correção de rumos, estamos agora olhando para o que queremos ser: uma empresa inspirada no futuro. Este é o nosso novo norte”.
 
A Novonor nasce como uma holding de um grupo empresarial com 25 mil empregados e seis empresas nas áreas de engenharia e construção, mobilidade urbana e rodovias, petróleo e gás, mercado imobiliário, petroquímica e indústria naval.

Histórico
As origens da empresa remontam à chegada do primeiro Odebrecht ao Brasil, o alemão Emil Odebrecht. Ele veio em 1856, no auge da imigração germânica, para o Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Engenheiro formado pela Universidade de Greifswald, na Prússia, participou ativamente da demarcação de terras, de levantamentos topográficos e da construção de estradas no sul do Brasil. Emílio Odebrecht, um de seus netos e pai de Norberto Odebrecht, foi um dos pioneiros no uso do concreto armado no Brasil.

No ano de 1918, Emílio Odebrecht, após se formar na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, transferiu-se para o Recife, cidade que se modernizava e se expandia com o desenvolvimento da economia canavieira. No ano seguinte, fundou no Recife sua primeira empresa, a construtora Isaac Gondim e Odebrecht Ltda. Em 1923, criou a Emílio Odebrecht & Cia., responsável pela construção de várias edificações no período entre guerras, nos estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Bahia. Em 1926, transferiu-se para Salvador em busca de novas oportunidades.




https://bpmoney.com.br/destaque/odebrecht-muda-de-nome-e-passara-a-se-chamar-novonor/?BN?utm_source=principal&utm_medium=link&utm_campaign=destaques