Urgente: Comitê de Operações de Emergência criado para adoção de medidas e monitoramento da pandemia do novo coronavírus,em Sobradinho decide decretar lockdown - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Urgente: Comitê de Operações de Emergência criado para adoção de medidas e monitoramento da pandemia do novo coronavírus,em Sobradinho decide decretar lockdown

10 de jun. de 2020

O Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública, criado para adoção de medidas e monitoramento da pandemia do novo coronavírus, em Sobradinho, em reunião nesta terça-feira (9), decidiu decretar lockdown no município por quatro dias, podendo ser prorrogado, a partir da próxima segunda-feira (15).
A medida será necessária para controlar a situação epidemiológica do município, considerando o crescimento de casos de Covid 19 registrados no município, que até o momento totaliza 62 confirmações da infecção, e 6 óbitos.
"Através do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública vinhamos monitorando a evolução dos dados da covid 19, em Sobradinho, e implantando medidas para conter o contágio. Foram diversos decretos com medidas preventivas e ações intensas de combate, todo um trabalho, para evitarmos a adoção de medidas mais rígidas. No entanto, como vem acontecendo em outros municípios brasileiros, o lockdown, neste momento, será necessário para enfrentarmos com mais força esse inimigo desafiador. O índice de isolamento social ainda está muito abaixo do recomendado, a assistência na Rede Peba já dá sinais de fragilidade, os casos estão aumentando e precisamos ser mais rígidos para estabilizarmos nossa realidade", explicou o Prefeito Luiz Vicente Berti.
O lockdown será de segunda (15) até a quinta-feira (18), quando todas as entradas da cidade estarão fechadas, permitindo apenas o acesso de ambulâncias. 
Todo o comércio será fechado durante esses 4 dias, sendo permitido o funcionamento apenas das farmácias e Unidades Básicas de Saúde do município. 
De acordo com o gestor municipal, a medida vem sendo exitosa em outros municípios que tiveram aumento nos casos da infecção.
" A medida que suspende todas as atividades que não são consideradas essenciais, e proíbe a circulação de pessoas na cidade, sem a devida comprovação de necessidade, é rígida, mas vem dando certo em vários municípios que monitoramos", explicou Luiz Vicente que também orientou a população: "Precisaremos nos programar, nos organizar nas nossas necessidades para passarmos estes quatro dias. Peço aos sobradinhenses que compreendam e colaborem neste momento difícil para todo o mundo. Que as pessoas possam realizar suas compras nestes dias que antecedem o fechamento total, abastecer suas casas com gêneros de necessidade, resolver suas pendências mais urgentes, para nos prepararmos para o fechamento. É uma situação momentânea e esperamos em Deus que tudo isso passe em breve tempo e possamos voltar a normalidade", disse o gestor.
O prefeito também enfatizou que a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social estará atendendo a população em vulnerabilidade social, nas suas necessidades, bem com a Secretaria de Saúde que vem trabalhando diuturnamente no atendimento aos monitorados.