Prefeitura de Jaguarari elabora Plano Municipal de Contingência ao Coronavírus - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Prefeitura de Jaguarari elabora Plano Municipal de Contingência ao Coronavírus

16 de mar. de 2020


Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS e Ministério da Saúde, A Prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e direção do Hospital Municipal de Jaguarari preparou um plano de contingência contra o coronavírus. Esta ação preventiva se faz necessária para salvaguardar a saúde de seus munícipes devido a grande probabilidade de uma pandemia mundial, haja vista que a doença se alastrou em pouco tempo por todo mundo, inclusive com casos confirmados em vários estados do Brasil, inclusive no estado da Bahia.

O Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento do Coronavirus, tem como finalidade instrumentalizar equipe da Atenção Básica do município e serviços de saúde da rede de atenção à saúde para implementação de ações adequadas visando combater a propagação dessa doença no município.

A administração municipal determinou a manutenção de estoques estratégicos de insumos e treinamentos de profissionais. O material servirá para orientar as ações na assistência aos pacientes, bem como na prevenção e na promoção de saúde. Com isso, ficam estabelecidos no plano: Critérios de definição de caso suspeito. Fluxos de notificação e de coleta de amostras laboratoriais. Respostas aos níveis de alerta, com planejamento para cada nível. As internações e transferências de possíveis pacientes para leitos localizados estrategicamente montados no Hospital Municipal de Jaguarari.

As medidas que compõe o Plano Municipal de Contingência visam contribuir para que os órgãos públicos e os cidadãos jaguararienses estejam preparados de forma preventiva para enfrentar a situação com tranquilidade e sem pânico.

A Secretaria de Saúde do município segue monitorando cidadãos que nesse momento encontram-se em viagem ao exterior, e informa que adotará todos os protocolos estabelecidos após o retorno dessas pessoas ao município. Nesta terça-feira (17), a Diretora da Vigilância Epidemiológica - Liz Bezerra, acompanhada do Coordenador de Atenção Básica do Município - Francisco Nascimento, estará na Rádio Liderança a partir das 12:30h, prestando esclarecimentos e divulgando o Plano Municipal de Ação e combate ao Coronavirus.


ASCOM – Prefeitura de Jaguarari