O distrito
de Pilar, município de Jaguarari, foi palco no último sábado, 22, do Encontro
de Emancipalistas do Estado da Bahia. Esse evento teve sua idealização durante
o IV Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas, que ocorreu nos dias 21 a 23
de abril passado, na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, onde a Bahia esteve
representada nas pessoas de José Roberto Siqueira, José Crescêncio e Jucineide
Santos pelo distrito de Pilar e Tonyerlei Guimarães representando o distrito de
Riacho da Onça município de Queimadas.
O Movimento Emancipalista
Brasileiro precisa difundir a ideia de que uma luta não se faz com o “eu
sozinho”. Por isso a importância desse encontro de Pilar. Isso comprova que o
Movimento Emancipa Brasil e os responsáveis pelos movimentos dos distritos
estão no caminho correto.
Prestigiando o evento,
estiveram presentes representantes dos distritos de Romulo Campos/Itiuba; Stela
Câmara Dubois/Jaguaquara; Lage dos Negros/Campo Formoso; Salgadalia/Conceição
do Coité; Pedras Altas do Mirim/Capim Grosso; Riacho da Onça e Espanta
Gado/Queimadas, localidade de Santa Rosa/Jaguarari e representantes de
instituições como CDL, Rotary Clube, Conselho de Segurança de Pilar, Maçonaria.
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) esteve no evento atendendo convite da líder Jucineide Santos, disse está impressionado com a estrutura do local, com bancos, um comercio forte e uma população maior que muitos municípios. Adiantou que as portas do seu gabinete estarão sempre abertas para atender os emancipalistas. Destacou também o brilhante trabalho que a Jucineide vem fazendo em prol do desenvolvimento por uma Pilar melhor.
A realização de encontros dessa natureza surgiram da necessidade de colocar os distritos brasileiros em perfeita sintonia com o movimento. Segundo uma das organizadora do evento Jucineide Santos, o resultado foi dentro do esperado. “As nossas expectativas foram superadas, pois o objetivo do encontro era passar pros líderes dos distritos baianos e para a comunidade local, que a luta pela criação de municípios está viva e latente em cada um que acredita no progresso e no desenvolvimento social do local onde mora”, adiantou Jucineide.
O evento foi realizado no Auditório do SINDIMINA. Pela manhã aconteceu uma palestra proferida por Luiz Carlos Farias, que falou sobre a necessidade dos distritos se organizarem em associações e que estas possam a vir a se filiarem a FADDEBA – Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalista da Bahia.
Seguindo a programação estabelecida pela organização, as atividades na parte da tarde tiveram início com uma apresentação de José Roberto, que mostrou para os presentes e convidados as potencialidades do distrito de Pilar.
O Secretário Executivo da FADDEB Tonyerlei Guimarães falou sobre a importância da realização do evento, pois é momento como esse que acontece uma troca de conhecimentos e se prega a união da comunidade, pois o objeto é comum, todos querem e visam a emancipação da localidade onde vive.
Um dos momentos mais aguardados aconteceu com a palestra proferida por Luiz Farias, coordenador do Movimento Emancipa Brasil que hoje detém os maiores conhecimentos sobre o processo de emancipação. Suas explanações com informações técnicas com amplo conhecimento de causa.
Luiz Farias falou da importância deste encontro que reuniu lideranças de vários distritos da Bahia, pois será palco da realização do V Encontro Nacional de Lideres Emancipalistas. “O movimento baiano precisava deste evento, pois tenho a certeza que quem está aqui, irá sair com a certeza de que a luta não acabou e o mais importante é a união de todos”.
Que essa iniciativa sirva de estímulo para os companheiros dos demais estados brasileiros, para que promovam seus encontros distritais e/ou estaduais, tendo como norte a organização do movimento emancipalista.
Os vereadores do município
de Jaguarari Paulinho Morgado, Marcos Quito e Josimar zouza também participaram
do evento. Ao final o vereador Paulinho agradeceu a presença de todos e colocou
o seu mandato a disposição da luta pela emancipação do distrito de Pilar A
organização do evento ofereceu um coffee break para toda as pessoas presentes A
grande baixa do evento foi a falta de um bom público, pois apenas uma
pequena parte da sociedade compareceu para prestigiar o evento.
Luiz Farias
Jaguarari Acontece