Feira de saúde em Jequié deve atender dez mil pessoas até segunda-feira - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Feira de saúde em Jequié deve atender dez mil pessoas até segunda-feira

12 de jul. de 2019



A população de Jequié e região compareceu em peso na terceira edição do projeto Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) na Comunidade, iniciada na manhã desta quinta-feira (11), no bairro Mandacaru. A ação se estende até segunda-feira (15), com uma série de serviços de saúde e expectativa de superar dez mil atendimentos.

Promovida pelo HGPV, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a feira de saúde, nas outras duas edições já realizadas em 2019, alcançou 17 mil pessoas beneficiadas.

"Jequié é uma cidade bastante populosa e a demanda reprimida por serviços de atenção básica é imensa. Após um mapeamento, o município foi dividido em quatro núcleos, de forma a dar vazão às carências da população jequieense e também de cidades vizinhas", detalhou o coordenador da ação pelas VSBA, Edvaldo Gomes.

De acordo com a diretora geral do HGPV, Polliana Leandro, embora o hospital seja uma unidade de urgência e emergência, frequentemente, é procurado para serviços de atenção básica. “Por isso a realização dessas feiras é extremamente relevante”, pontuou.


Serviços 

Quem chega ao evento tem acesso à triagem de cirurgias (histerectomia total, vesícula e hérnia umbilical, inguinal e epigástrica), preventivo e mamografia, bem como ecocardiograma, raio-x e ultrassonografia, sendo esses dois últimos realizados no próprio Prado Valadares.

Ainda estão sendo ofertados procedimentos nas áreas de odontologia, psicologia e nutrição, além de consultas com clínico geral, pediatra, ortopedista, urologista e cirurgião geral. Para completar, aferição de pressão arterial e glicemia e também brinquedoteca para a criançada e espaço de beleza.

O coordenador Edvaldo falou sobre a programação dos serviços. “Os atendimentos no odontomóvel seguem até segunda-feira. Já as cirurgias de catarata serão realizadas sábado e domingo, na Unidade de Pronto Atendimento [UPA]; e as intervenções eletivas estão sendo agendadas na feira, para a próxima semana, no Hospital Geral de Ipiaú". 

A próxima edição do HGPV na Comunidade será realizada em dezembro, no bairro Joaquim Romão. Juntos, todos os quatro eventos do projeto este ano devem superar a marca de 40 mil atendimentos em atenção básica para moradores de Jequié e região.


Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA
....................................................................................................
Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br
Telefone: (71) 3115-9425