Supremo Tribunal Federal derruba liminar que permitia terapia de reversão sexual - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Supremo Tribunal Federal derruba liminar que permitia terapia de reversão sexual

29 de abr. de 2019
Litiane de Oliveira

Para psicóloga da Holiste, homossexualidade não é uma doença ou desvio, mas o preconceito pode acarretar sofrimento e patologias mentais
Homossexuais e transexuais são grupos com grande vulnerabilidade em desenvolver patologias como depressão, ansiedade e outros transtornos mentais. Isso se deve ao fato de que essas pessoas muitas vezes passam por sofrimento, conflitos e violências relacionadas à auto aceitação e à aceitação familiar e social, fruto de uma ideia equivocada do que venha a ser “normal” em um comportamento sexual. Diante desse quadro, se torna ainda mais importante a recente decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, de cassar uma liminar de primeira instância que liberava a terapia de reversão sexual, popularmente conhecida como "cura gay" em todo o país. Com a decisão, o “tratamento” continua a ser proibido.
De acordo com a psicóloga integrante do Núcleo de Sexualidade da Holiste, Lara Cannone, é necessário enfatizar que sexualidade não é opção, e homossexualidade e transexualidade não são desvios ou patologias:
“O papel do psicólogo não é colocar juízo de valor sobre o paciente, mas sim olhar esse indivíduo dentro das suas questões e sofrimentos. O preconceito internalizado no próprio indivíduo se traduz, muitas vezes, em sofrimento e adoecimento, e o que se faz é justamente desconstruir a ideia de normalidade e ajudar a lidar com todas as consequências trazidas pelo contato desse indivíduo com o mundo externo e com seus próprios modelos”, comenta.
Lara enfatiza a importância da legislação e da justiça garantirem direitos e não validarem práticas que associam a homossexualidade com algo que precisa ser “curado”.
“A lei, no nosso imaginário, valida ou não a nossa conduta e impacta na nossa vida. No Brasil, vivemos uma realidade na qual temos avançado muito em garantia de direitos dos homossexuais e transexuais. Mas, ao mesmo tempo, lideramos a violência contra esses grupos. No âmbito da escola, não temos espaço para esse debate e na saúde não temos uma política voltada para esses grupos, no que toca à saúde mental. Dessa forma, a justiça tem ficado com um papel quase único no combate à LGBTfobia”, destaca.


-- 
Atenciosamente, 
Litiane de Oliveira
Executiva de Contas
Agência de Textos Comunicação Corporativa
71 3271.7171
71 99653.4098