NOTA INFORMATIVA acerca da vacinação seletiva contra febre amarela. - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

NOTA INFORMATIVA acerca da vacinação seletiva contra febre amarela.

17 de jan. de 2018



Ratificamos que o município de Jaguarari NÃO está em campanha de vacinação para febre amarela. A campanha vai ser realizada em oito cidades, de 19 de fevereiro até 9 de março, depois do carnaval. Os municípios são: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Candeal, Itaparica, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

Convém destacar que culturalmente nossa população não tem o hábito de manter seus cartões vacinais atualizados e preservados para consulta e apresentação nos serviços de saúde, dificultando o uso racional do imunobiológico(vacina). Ressalta-se também que durante toda a vida basta apenas uma dose da vacina febre amarela para o indivíduo ser considerado vacinado, sendo desnecessárias quaisquer outras doses extras do esquema atualmente preconizado.

Importante que seja realizada uma triagem criteriosa para vacinação contra febre amarela, pois a população tem se dirigido de forma desenfreada às unidades de saúde muitos alegando que perderam o cartão e querendo iniciar o esquema.

Para os municípios que não estão na lista de recomendação de vacina, orientamos que sejam iniciados apenas os esquemas em crianças (idade recomendada da primeira dose = 9 meses). Para os viajantes para áreas de risco, os municípios também precisarão apurar a veracidade da informação, devendo cobrar algum comprovante de viagem, por exemplo.

Obs. Gestantes e idosos ( acima de 60 anos) somente com indicação medica.

Não há motivos para pânico na população.

Liz Bezerra Reinaldo – Diretora de Vigilância em Saúde