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Planserv incentiva proteção da pele e combate deficiência de Vitamina D


No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, já que o tempo de exposição solar, nesta estação, costuma aumentar. Sem a devida proteção, crescem os riscos de desidratação, queimaduras, envelhecimento precoce, micoses e câncer de pele – o mais prevalente no Brasil. Por isso, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais aproveita a proximidade da estação mais quente do ano para lembrar seus beneficiários a respeito de alguns cuidados essenciais. “O objetivo do alerta é prevenir doenças e garantir saúde e bem estar”, resumiu a Coordenadora de Prevenção do Planserv, Ângela Nolasco.
Em primeiro lugar, é preciso aplicar protetor solar de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicá-lo a cada três horas ou após cada banho de mar ou piscina. O protetor deve ter Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 15 e ter registro na Anvisa (leia o rótulo). “Apenas para peles muito claras, com manchas escuras ou em crianças, o FPS deve ser, necessariamente, acima de 50”, explica a dermatologista Denise Matos, da Cliderme (credenciada ao Planserv). Segundo a especialista, filtros solares com base são mais eficientes porque, além de proteger quimicamente, criam uma barreira física contra os raios do sol.
Outra dica importante é manter a pele limpa, seca, livre do suor, mas devidamente hidratada. Após o banho, é importante passar um creme hidratante fluido no corpo. Outro cuidado é não fazer depilação de pelos na véspera da exposição solar, para evitar o aparecimento de manchas escuras na pele. Ela deve ser feita pelo menos com 48 horas de antecedência. A utilização de loções pós-sol depois da praia ou piscina ajuda a refrescar e hidratar a pele. O uso de bonés, chapéus, além de roupas e acessórios com proteção solar é recomendado.
Vitamina D – Se, de um lado, o excesso de exposição solar sem a devida proteção tenha o potencial de causar males à saúde, por outro o contato da luz solar com a pele estimula a produção da vitamina D, essencial para a saúde humana. “Por isso, o equilíbrio, a que chamo de caminho do meio, é fundamental”, afirma Denise Matos. “Para síntese desta importante vitamina, bastam 15 a 20 minutos por dia de exposição sem protetor solar. Não mais do que isso. O melhor horário para este rápido ‘banho de sol’ é entre 12 e 13 horas”, orienta a dermatologista.
A especialista explica que através da Vitamina D, o corpo consegue absorver o cálcio dos alimentos e depositá-lo de forma eficiente nos ossos, tornando-os saudáveis. Esta é a sua ação mais conhecida, porém pesquisas recentes têm demonstrado que ela interfere em várias outras funções orgânicas, tais como no sistema imunológico; na prevenção e no tratamento de alguns tipos de câncer; no sistema cardiovascular, protegendo de doenças como o infarto; na prevenção e na melhora do diabetes; na sexualidade, entre muitas outras. Concentrações adequadas são importantes para evitar o raquitismo nas crianças e a osteoporose nos adultos.
Os alimentos normalmente contêm quantidades diárias insuficientes de vitamina D. As principais fontes são os óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada como a sardinha e o salmão. Os ovos, a carne, o leite e a manteiga também contêm pequenas quantidades. “Mas mesmo consumindo-os, dependemos da luz solar para garantir estoques adequados desta vitamina no organismo”, ressalta Denise Matos.
O diagnóstico de deficiência de vitamina D é realizado através de sua dosagem sanguínea, solicitada por médicos de diversas especialidades, quando necessário. O tratamento, quando o problema existe, deve ser orientado por um médico. A suplementação de vitamina D por conta própria (automedicação) pode fazer mal à saúde, pois o excesso do nutriente pode causar intoxicação e determinar concentrações elevadas de cálcio no sangue.

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