CHESF AUMENTA VAZÃO DO RIO SÃO FRANCISCO - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

CHESF AUMENTA VAZÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

6 de mai. de 2015
Vazão do Reservatório de Xingó sobe para 1.500 m³/s até sexta-feira visando eliminar mancha
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está realizando, desde o dia primeiro de maio, até a próxima sexta-feira (08/05), operação especial no Reservatório de Xingó, ampliando a vazão de 1.100m³/s para 1.500 m³/s. O objetivo é auxiliar na eliminação da mancha verificada no Reservatório de Xingó, em abril, provocada pela floração da algaCeratium Furcoides.
A Chesf integra grupo de trabalho do Comitê da de Bacias do Rio São Francisco, criado no dia 23 de abril, para monitorar a situação da mancha. A vazão será ampliada nesse período e, depois, voltará ao valor de 1.100m³/s nos dias úteis e 1.000m³/s nos horários de carga leve - menor demanda de energia elétrica (dias úteis de 0h às 7h e nas 24h de domingos e feriados). “Somente a vazão do Reservatório de Xingó foi alterada. A defluência do Reservatório de Sobradinho continua a mesma”, explicou João Henrique Franklin, superintendente de Operação da Chesf.
Nova redução da vazão
O Ibama e a Agência Nacional de Águas (ANA) já autorizaram a Chesf a reduzir, em caráter de teste, a vazão do Rio São Francisco a partir do Reservatório de Sobradinho, para 900m³/s, devendo ser apresentado Plano de Contingência previamente. Segundo o superintendente de Operação da Companhia, estão sendo realizadas articulações com todos os envolvidos – estados, municípios e entidades – para elencar as ações preventivas a serem tomadas antes de iniciar essa redução. “Estimamos finalizar o Plano de Contingência em 15 dias para, a partir de então, buscarmos viabilizar os testes dos 900m³/s”, explicou.
João Henrique Franklin salientou ainda que a bacia do Rio São Francisco registra a maior seca desde o início dos registros, em 84 anos, e todos os usuários estão sendo atingidos por essa longa estiagem. “A Chesf opera e mantém os reservatórios e busca preservar a água para garantir o seu uso múltiplo”, disse.

Ascom Chesf