A Operação Sertões, deflagrada na quinta-feira (1), realizou o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão contra dois policiais militares suspeitos de envolvimento em homicídios no município de Euclides da Cunha, na Bahia.
Os mandados foram executados em Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal, abrangendo a sede do 5º Batalhão da Polícia Militar de Euclides da Cunha e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Nordeste) de Ribeira do Pombal.
Além dos policiais, um indivíduo não vinculado à função pública também foi alvo da operação. Durante a ação, foram apreendidos estojos e armas de fogo, armas brancas, documentos e celulares.
Os policiais estão sendo investigados por cinco homicídios ocorridos em junho de 2019, dezembro de 2021 e julho de 2023, bem como duas mortes com características de execuções sumárias em junho de 2019.
Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Euclides da Cunha. O material apreendido passará por conferência e análise pelos promotores de Justiça, sendo posteriormente encaminhado aos órgãos competentes para as medidas cabíveis.
A operação foi conduzida pelo Ministério Público da Bahia, por meio dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em colaboração com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) através da Força Correcional Especial Integrada (Force) e a Corregedoria-Geral da Polícia Militar.