A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante na última sexta-feira (25), por volta das 11h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife (PE) um homem de 24 anos, natural de São Luiz (MA) e residente em Fortaleza (CE). Ele trabalha como DJ e não possuía antecedentes criminais. A prisão aconteceu durante os trabalhos de fiscalização de rotina destinados a reprimir o tráfico internacional e doméstico de entorpecentes, bem como outros tipos de crimes praticados no aeroporto.
Ao ser selecionado um passageiro para uma entrevista prévia num voo que partiu de Brasília (DF) com destino final na capital pernambucana, ele começou a se contradizer em suas respostas a respeito de onde tinha vindo e qual o motivo de sua viagem, não sabendo informar quais os lugares e o hotel que ficaria hospedado no Recife. Diante das respostas imprecisas, foi solicitada a mala do passageiro, que ao ser aberta em sua presença foram encontrados escondido em roupas de uso pessoal aproximadamente 27,8 kg de maconha.
Terminada a abordagem, o jovem foi conduzido à sede da Polícia Federal (PF) para procedimentos de Polícia Judiciária, onde acabou sendo autuado pela prática do crime contido nos artigos 33 da Lei nº 11.343/2006 (tráfico de drogas). Caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão. Além da droga, também foram apreendidos um aparelho celular e alguns cartões bancários.
Em seu interrogatório o preso não deu maiores detalhes sobre quem o contratou, nem a quem entregaria a droga quando chegasse ao Recife. Disse também que todo o contato com o aliciador foi feito por meio de aplicativo de mensagem e que, pelo transporte, receberia a importância de R$ 2 mil. Ele afirmou ainda que só aceitou fazer o transporte da droga porque estava precisando de dinheiro.
Balanço
O jovem passará por audiência de custódia e caso seja confirmada a sua prisão preventiva será enviado para o COTEL- Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna ficando a disposição da Justiça Estadual, caso contrário responderá ao processo em liberdade. Esta é a 25ª apreensão de drogas realizada no aeroporto dos Guararapes no ano. Até agora 94 kg de cocaína e 108 de maconha foram apreendidos e efetuada a prisão de 16 mulheres e 12 homens.
Fonte: Blog do Carlos Britto