Plano de governo de Tebet vai prever poupança semelhante ao FGTS para trabalhador informal - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Plano de governo de Tebet vai prever poupança semelhante ao FGTS para trabalhador informal

15 de ago. de 2022

 


Programa será registrado nesta segunda-feira (15) no TSE, e traz outros pontos, como a reforma do ensino médio plenamente implementada, recriação do Ministério do Planejamento e valorização da estrutura do SUS.

O plano de governo da candidata do MDB à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, prevê a criação de uma poupança para trabalhadores informais semelhante ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Pela proposta, a poupança seria alimentada por recursos públicos – como acontece como outros programas de transferência de renda – e poderia ser usada pelo trabalhador em momentos de queda na renda.

A equipe de campanha avalia como fazer com que os benefícios sociais fiquem dentro do teto de gastos – atualmente, o Auxílio Brasil de R$ 600 está fora desse limite, graças a um aval concedido pelo Congresso.

Além da medida, o plano de governo, que deve ser registrado nesta segunda-feira (15), estabelece entre as diretrizes a implementação completa da reforma do ensino médio, "plena valorização da estrutura do SUS" e recriação de ministérios, entre eles o do Planejamento e Orçamento.

O documento defende que os gastos sociais do governo federal sejam reorganizados, com o objetivo de aumentar o valor repassado pelos auxílios, mas com produtos sociais mais segmentados.

Segundo o plano de Tebet, o governo deve "intensificar o monitoramento sobre aqueles beneficiários que mais precisam; revisar e unificar a situação cadastral desses beneficiários entre os programas da área social, da educação e saúde, focando em unidades familiares e/ou residências."

Em resumo, neste quesito, o foco é na necessidade de uma reorganização da distribuição dos recursos financeiros públicos com objetivo social.

A coordenação de campanha de Simone e a própria candidata reafirmam, em conversas, que a pasta do Planejamento se faz necessária diante da influência do Centrão na distribuição do orçamento e do fraco desempenho do PIB do país.

Em entrevista a Renata Lo Prete, no podcast "O Assunto", no fim de junho, Simone chegou a dizer que "o ministério do Planejamento e Orçamento é um ministério que vai dizer o seguinte: ‘nós temos programas, nós temos metas, nós temos prazos para cumprir."

Tebet vai à posse de Alexandre de Moraes


Segundo o blog apurou, Tebet vai participar da posse de Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevista para esta terça-feira (15). Lula (PT), assim como todos os ex-presidentes da República, e Jair Bolsonaro (PL) também foram convidados.