Europa volta a ser epicentro de covid-19 e taxa de transmissão é preocupante, diz OMS - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Europa volta a ser epicentro de covid-19 e taxa de transmissão é preocupante, diz OMS

5 de nov. de 2021

 


O ritmo atual de transmissão do coronavírus na Europa é muito preocupante e pode causar mais meio milhão de mortes no continente até fevereiro, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (4).

 De acordo com os dados da OMS Europa, as hospitalizações ligadas ao coronavírus dobraram em uma semana.

 O número de novos casos por dia está há quase seis semanas consecutivas em alta na Europa, e o número de mortes diárias continua a subir, já há sete semanas. Esta alta é puxada, principalmente, pelos números de Rússia, Ucrânia e Romênia.

 Registra-se, em média, 250 mil novos casos e 3.600 óbitos por dia, de acordo com dados oficiais coletados pela agência AFP.

 “Estamos, de novo, no epicentro”, advertiu o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, em entrevista coletiva virtual.

 “O ritmo atual de transmissão nos 53 países que formam a região europeia é muito preocupante. Se mantivermos esta trajetória, poderemos ter outro meio milhão de mortos por Covid-19 na região até fevereiro”, disse ele.

 Vacinação insuficiente e flexibilização de medidas de controle

 Para a OMS, o aumento de casos se explica pela combinação de uma vacinação insuficiente com a flexibilização das medidas anticovid-19. A organização pediu que a máscara continue a ser usada.

 “Dados confiáveis mostram que, se continuarmos usando em 95% a máscara na Europa e na Ásia Central, poderemos salvar até 188 mil vidas do meio milhão que corremos o risco de perder até fevereiro de 2022”, frisou Kluge.

 Fonte: France Presse