Mais de 20 tremores foram registrados este ano em PE, inclusive no Sertão - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Mais de 20 tremores foram registrados este ano em PE, inclusive no Sertão

24 de set. de 2021

 


Pernambuco já registrou mais de 20 tremores de terra só em 2021 – Vinte e seis abalos sísmicos foram registrados de 1º de janeiro a 22 de setembro, segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN). Alguns deles puderam ser sentidos pela população, mesmo classificados como de baixa intensidade, com magnitude de 1 a 3, na Escala Richter, que mede os fenômenos em escala de 1 a 10.

As atividades foram percebidas nas regiões Agreste (17), Grande Recife (6) e Sertão (1). De acordo com o geofísico Eduardo Menezes, os eventos mais comuns, observados no Agreste, acontecem devido ao “Grande Lineamento”, uma condição geológica presente na região.

Os tremores na região de Caruaru e outros municípios são normalmente provenientes de falhas geológicas que entram em atividade e geram os mesmos. As magnitudes atuais registradas são consideradas de baixa intensidade, mesmo sendo sentido por populares e ouvido também. Mas não provoca nenhum dano material”, explicou o profissional. Já nas demais regiões, os eventos acontecem de forma “esporádica”, segundo o geofísico. “[Esses eventos] não apresentam no momento uma sequência, isso ocorre em diferentes regiões, é comum”, completou.

 

Fonte: Blog do Carlos Britto