Bahia tem 215 mil famílias com perfil, mas sem acesso ao Bolsa Família, diz secretaria - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Bahia tem 215 mil famílias com perfil, mas sem acesso ao Bolsa Família, diz secretaria

21 de set. de 2021


Correio 24 horas 

A Bahia tem 215 mil famílias, cerca de 1 milhão de pessoas, que têm perfil para receber o Bolsa Família, mas não têm acesso ao benefício, segundo dados do Consórcio Nordeste divulgados pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do estado. O temor da pasta é que com o fim do auxílio emergencial a situação de crise para essas pessoas aumente.

Em fevereiro, eram 180 mil famílias com perfil sem acesso ao programa. O número tem aumentado, portanto. O secretário Carlos Martins critica o governo federal. “Enquanto Bolsonaro e Paulo Guedes se debatem em piruetas e promessas irreais, o povo sofre com o preço astronômico dos alimentos, o aumento da energia e da gasolina. O mais grave são as mais de 844 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza que estão na fila do Bolsa Família em todo o Nordeste”, diz.

O secretário alega que a crise fiscal impede estados e municípios de realizarem programas que ajudem no problema, afirmando que só o governo federal tem capacidade de investimento e de cobertura. Ele diz que a “fome não espera” e cobra “mais sensibilidade” do presidente.

Em todo o Brasil, segundo dados do Consórcio Nordeste de julho deste ano, 2.271 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social estão fora do programa. O número é maior do que o registrado em março deste ano, que foi de 1,880 milhão de famílias.

O Bolsa Família será reformulado pelo governo federal, passando a se chamar Auxílio Brasil. O valor pago será de R$300, que representa aumento de R$ 111 em relação ao valor médio pago atualmente. A previsão é que o programa entre em vigor em novembro.