Cássio Santana
O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, defendeu, em conversa com a Rádio A Tarde FM na manhã desta quinta-feira, 22, os investimentos do Estado na agricultura familiar.
Para Gomes, o governo de Rui Costa (PT) é de longe o “maior fiador” da agricultura familiar no país, em contraste com o governo Bolsonaro que, de acordo com o secretário, investiu “pouquíssimo” ou “quase nada” no segmento.
“Durante os dois governos de Rui Costa, atingimos um investimento de mais de R$ 1,6 bilhão à agricultura familiar. É de longe o maior investimento no Brasil neste segmento.”, destacou Gomes.
“E foi e é recurso do Governo do estado, através de grandes empréstimos. Houve pouquíssimo ou quase nada do governo federal, que nesse período não fez nada para a agricultura familiar”, disse.
De acordo com Gomes, a agricultura familiar é de “suma importância” para a economia do país. O segmento é uma das bases da economia de 90% dos municípios com até 10 mil habitantes.
Do ponto de vista social, continua Gomes, “é um caminho para diminuir o êxodo rural, promover o desenvolvimento do interior brasileiro e contribuir em relevantes questões ambientais”.
No próximo domingo, 25, é comemorado o dia da Agricultura Familiar. O secretário ressaltou a importância do setior. Para ele, uma atividade agrícola organizada no município é o que estimula a produção e aumenta a renda do produtor, o que consequentemente proporciona que a economia se movimente.
a