Prefeituras do interior da Bahia divergem sobre realização de lives durante São João - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Prefeituras do interior da Bahia divergem sobre realização de lives durante São João

14 de jun. de 2021

 


Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Com a proibição de festas durante o São João, os principais destinos turísticos juninos da Bahia dividem opiniões sobre a realização de lives ou quaisquer eventos durante o período do feriado. Por um lado, cidades afirmam ter outras prioridades em meio à pandemia da Covid-19 e, por outro, municípios desejam manter a tradição de alguma forma.

Alguns locais consideram qualquer manifestação junina um incentivo à aglomeração ou não têm recursos suficientes, com o enfrentamento à pandemia, para realizar lives. Um deles é Ibicuí, cidade que costuma atrair muitos jovens. “O foco, no momento, é a contenção do coronavírus e não queremos realizar nada que gere expectativas e vontade nas pessoas de aglomerar”, explica a assessoria da prefeitura.

Ao que tudo indica, Senhor do Bonfim seguirá a mesma linha. “Por conta dos auxílios disponibilizados aos músicos, artistas plásticos, donos de bares, e de tudo que está ligado ao São João, não acho viável a realização de uma live”, diz o secretário da cultura, Jailson Oliveira. Mas, spesar de, em um primeiro momento, ele desconsiderar a possibilidade de algum tipo de ação, revela que a prefeitura do município vem fazendo reuniões para decidir o que pode ser feito para “compensar a ausência de uma festa maior”. “Estamos fazendo um levantamento”, diz.

Outras cidades, em contrapartida, para tentar manter a tradição, já têm planos alternativos. Em Santo Antônio de Jesus, será realizada uma live no dia 23, véspera do feriado. Além disso, a cidade contará com decoração junina e, entre os dias 15 e 19 pela manhã, um grupinho “Pé de Serra” passará em frente às casas, em um vagão simulando um trem, com faixas e placas de conscientização, parte do projeto “São João Dendicasa”.

Além disso, em Cruz das Almas haverá o “São João Virtual”, com lives de artistas locais entre os dias 20 e 24 de junho. Os músicos ainda não foram revelados, mas o “esquente” da programação já começa neste sábado (12), com o tema “Dias dos Namorados”. A partir das 19h, o canal do YouTube da prefeitura transmitirá as apresentações dos românticos Levy Emmanuel e Rito Negrão.

O prefeito de Amargosa, um dos lugares preferidos pelos baianos durante as festas juninas, Júlio Pinheiro dos Santos Júnior, disse ao Metro1 que não poderá realizar lives, mas prepara estratégias para não deixar o feriado “passar em branco”. “Nós não podemos realizar eventos on-line com o patrocínio da prefeitura por conta da recomendação feita pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas, mas a prefeitura está elaborando um edital para apoio financeiro aos artistas locais. Em contrapartida, eles devem apresentar uma proposta cultural para o período do São João”, revela.

Questionada, a prefeitura de Cachoeira, que viu os seus casos praticamente nonuplicarem após os festejos clandestinos do São João em 2020, afirma que “até o momento ainda não tem nada definido” em relação à lives durante o período. O município é um dos destinos mais procurados pelos baianos que procuram festas tradicionais, com muito forró e comidas típicas.