Mineração amplia fronteiras via pesquisa - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Mineração amplia fronteiras via pesquisa

17 de mai. de 2021

 


A Universidade Federal da Bahia entra com os professores e estudantes do Instituto de Geociências (Igeo) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral com a infraestrutura necessária para o êxito da parceria.

Assim ficou combinado, na solenidade de assinatura do acordo de cooperação entre as instituições, visando à cooperação mútua para pesquisa de identificação das potenciais áreas de extração dos minérios em território baiano.

Além da produção de conhecimento, o acordo acrescenta, como novidade, a atenção para a comunicação, com o objetivo de fazer chegar a um maior número de pessoas as informações sobre as riquezas minerais, gerando, como efeito didático, o aprendizado.

– A pesquisa é a primeira etapa para a implantação de qualquer projeto de mineração – afirmou o presidente da CBPM, Antônio Carlos Tramm.

Imprescindível – Para a principal liderança estadual do setor, é imprescindível desenvolver estudos que demonstrem a importância da mineração para a economia do estado, considerando a pesquisa uma das partes mais difíceis do processo.

O resultado do trabalho está diretamente relacionado ao avanço da mineração na Bahia, TOP3 do Brasil, em números de faturamento, tendo ultrapassado o estado de Goiás, na mais recente aferição.

De acordo com a aliança entre conhecimento e representação oficial do estado, as descobertas confirmadas pelos pesquisadores da universidade servirão para despertar interesses de empresas, ampliando, desta forma, a movimentação financeira e a geração de empregos em novas fronteiras geológicas a serem desbravadas pela união de academia e sociedade.

“A postura

desagregadora de Doria

amplia seu isolamento

político e reforça a

percepção de seu

despreparo”

ACM Neto, presidente nacional do DEM, sobre a troca de partido do vice-governador de SP, do DEM para o PSDB, em articulação do governador João Doria

“Oportunista. Nunca

apoiaria o Doria”

Rodrigo Maia, deputado, em resposta a ACM Neto

Combate à violência sexual

A internet e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes são tema de bate-papo entre a promotora de justiça Márcia Rabelo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), do Ministério Público estadual (MP-BA), e da psicóloga Juliana Cunha, diretora da Safernet Brasil. O debate será transmitido ao vivo entre as 17h30 e 18h30 da próxima segunda-feira, na rede social TikTok, nos perfis oficiais do MP (@mpdabahia) e da Safernet (@safernetbr). Desde o dia 11 o MP colocou no ar a campanha de 2021 de enfrentamento à violência sexual contra o público infantojuvenil. O objetivo neste ano é chamar a atenção para o uso do celular como poderoso aliado contra a violência sexual.

Juceb aceita Pix

Objetivando facilitar a abertura de empresas no estado, a Junta Comercial da Bahia (Juceb) começou ontem a aceitar pagamentos por serviços através do Pix. Trata-se do primeiro órgão do governo baiano a adotar o modelo. Dessa forma, o cidadão não precisa mais se dirigir ao Banco do Brasil para efetuar pagamentos em serviços requisitados junto à Juceb, já que o Pix pode ser feito de qualquer lugar.

– Fizemos o teste do novo sistema e deu tudo certo. É mais um passo no trabalho que estamos fazendo nos últimos anos para modernizar a Juceb, simplificando processos e reduzindo a burocracia – disse a presidente do órgão, Andréa Mendonça.

Premiação do IEL

Tecon Salvador, pela categoria empresa inovadora; Universidade Salvador, a Unifacs, em ensino superior; e a Sete Serviços Empresariais Trabalho Educação, como educação inovadora. Estas são as campeãs da edição 2020 do Prêmio Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Estágio.

Em 2021, o certame ficará mais robusto, com raio de alcance ampliado, passando a ser chamado Prêmio IEL de Carreiras, incluindo, no regulamento, além de reconhecer as melhores práticas de estágio, os principais exemplos de aprendizagem.

– A educação é a grande saída para o crescimento pessoal dos jovens e para a melhoria da qualidade da mão de obra – disse o diretor da Fieb e conselheiro do IEL na solenidade de premiação.

Na categoria projeto inovador, destinada aos estudantes, o primeiro lugar ficou com Wine Santos de Jesus, com o projeto Dynamanager – Sistema de Gerenciamento da Confiabilidade de Ativos, desenvolvido na empresa Petroreconcavo S.A.