17 prefeitos já morreram este ano. Fora Bruno Covas, o resto foi Covid - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

17 prefeitos já morreram este ano. Fora Bruno Covas, o resto foi Covid

18 de mai. de 2021

 


Desde que Tancredo Neves se elegeu presidente, em 1984, mas não tomou posse, em 1985, porque morreu antes, o vice José Sarney assumiu e firmou a jurisprudência de que se prefeito e vice formam chapa cravada, uma vez eleita, valeu.

Com a morte de Bruno Covas, São Paulo, a maior cidade do país, vê emergir em cena Romilson Nunes (MDB). Quem é? Só pesquisando para explicar, porque, para a maioria, é um ilustre desconhecido.

Vice quase sempre é assim, uma figura de menor monta apta a entrar em cena. Nunca na história do Brasil tantos prefeitos morreram de uma só penada: fora Bruno, que foi vítima de câncer, a Covid tirou de cena este ano 16 prefeitos de cinco estados, da Bahia, só Herzem Gusmão (MDB), de Vitória da Conquista.

Outros casos — Dos 16 da Covid, entre 43 e 65 anos, 13 morreram nos últimos 60 dias, na segunda onda da pandemia. Para se ter ideia, na Bahia a última vez que aconteceu algo similar foi em 2008, em Nazaré das Farinhas, quando Clóvis Figueiredo, prefeito reeleito, morreu antes de assumir o novo mandato, e o vice Milton Filho herdou o lugar.

Diz o pessoal que, na pandemia, prefeito, até por dever de ofício, deveria ser vacinado logo, é linha de frente de primeira, mas a grande maioria preferiu esperar a vacina por idade. Um deles explicou:

– O prefeito que tomou vacina antes virou o diabo. É melhor o risco de Covid do que armar o inimigo.

Entre Neto e Bolsonaro

Em entrevista à rádio Difusora de Itabuna, o deputado Márcio Marinho, o Bispo Marinho, presidente do Republicanos na Bahia, disse que a disputa federal está polarizada entre Lula e Bolsonaro e na Bahia a coisa tende a se desdobrar numa linha lógica, Jaques Wagner é o candidato de Lula, e ACM Neto o de Bolsonaro.

Até agora, João Roma, indicado pelo Republicanos para ministro da Cidadania e por isso brigou com Neto, é tido com alternativa bolsonarista.

Santo Amaro, vai tudo bem

Dissemos em nota aqui anteontem que a Justiça determinou correição eleitoral no cartório de Santo Amaro, o que gera tititi sobre o futuro do mandato da prefeita Alessandra Gomes (PSD), que derrotou o então prefeito Flaviano Bonfim (PP) por 100 votos.

Em entrevista à rádio Paraguaçu FM, o juiz eleitoral lá, André Gomma de Azevedo, disse que vai ter correição, sim, mas em nada vai afetar o resultado de 2020.

TV Alba, hora de audiência

Quando quis se eleger presidente da Assembleia, em 2016, o hoje senador Ângelo Coronel (PSD) cedeu, nas negociações de bancada, o comando da TV Assembleia para a oposição. A quem chiou, ele justificou:

– Só dá audiência quando tem impeachment.

Nunca teve impeachment na Bahia, mas o deputado Marquinhos Viana (PSB) pediu transmissão ao vivo das sessões do caso Capitão Alden. Vai dar uma audiênciazinha.

Governo fecha o cerco ao São João mesmo sem forró

Sabe de quem é a culpa da pequena alta na ocupação de UTIs nos últimos dias? Do Dia das Mães, segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, como disse ontem à TV Bahia, onde muitas famílias se aglomeraram.

E é justamente por isso que o governo fecha o cerco contra o São João, proibindo o transporte municipal no período. O medo é que aconteça o repeteco de 2020, quando não houve festa na praça, mas muitos se aglomeraram em sítios e fazendas e acabaram turbinando a Covid.

Ano passado o efeito São João emendou com a campanha eleitoral que desaguou no fim de ano da liberação geral e terceira onda.

Fábio Vilas-Boas pede cautela, mas ressalva que o São João já é um risco esperado.

REGISTROS

Datafolha 1

Baianos ligados ao agronegócio que circularam por São Paulo voltaram de lá com uma informação: há a convicção generalizada de que a Pesquisa do Datafolha divulgada semana passada dizendo que Lula venceria Bolsonaro no segundo turno por 55% a 32% é falsa.

Datafolha 2

Só para rememorar: na campanha passada Bolsonaro nunca liderou. Só tomou a dianteira depois da facada. Uma vez na presidência, liderou todas as pesquisas, até Lula entrar em cena.

Forró zero

O Parque Sumaúma, palco do São João em Cruz das Almas, um dos mais badalados da Bahia, não vai ter nem decoração este ano, segundo decisão do prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos). Segue a mesma linha do antecessor, Orlando Peixoto (PT), a quem ele derrotou.

Entre médicos

A Associação Bahiana de Medicina (ABM) realiza hoje (19h) pelo YouTube a live Conversando sobre investimentos, voltada para médicos. Com a palavra, Antônio Carneiro, especialista em planejamento financeiro, e Thais Zaidan, médica e especialista em finanças para médicos.