Secretaria de Agricultura vai implantar Sistema de Inspeção Municipal em Jaguarari - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Secretaria de Agricultura vai implantar Sistema de Inspeção Municipal em Jaguarari

27 de jan. de 2021

 



Jaguarari deve contar em breve com a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Quem conta a novidade é o secretário de Agricultura, Valdemilson Vieira, que esteve reunido, nesta na terça-feira (26), com a equipe do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (CDS/TIPNI) para tratar do assunto.

O SIM regulamenta e promove a saúde pública e a segurança alimentar e inclui: o abate de animais, o pescado, o leite e os seus derivados, os ovos, a cera de abelha, o mel, hortifruti, dentre outros produtos com origem na agricultura familiar. 

Para Valdemilson Vieira, iniciativas como essas influenciam positivamente na empregabilidade, na capacitação de profissionais e no desenvolvimento econômico. “A implantação e execução do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, promove a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentiva a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, oportuniza a geração de renda dos produtores e, por consequência, aumenta o desenvolvimento local”.

A implantação do selo vai beneficiar os agricultores familiares de Jaguarari e dos demais municípios que fazem parte do Piemonte Norte, que poderão vender de 30 a 100 porcento da produção para as prefeituras, hospitais, quartéis e instituições públicas que mantêm despesas com alimentação. “Os municípios produzem, mas não têm certificação ou inspeção e isso atrapalha a questão da comercialização, pois há uma lei federal que exige que as escolas públicas comprem o mínimo de 30% da merenda escolar diretamente de agricultores familiares e isso, às vezes, não acontece porque essa mesma lei diz que os produtos devem ter o selo”, explica o secretário.

O SIM Territorial é realizado através do Consórcio Piemonte Norte do Itapicuru que oficializa a atuação em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola — FIDA. 

Assessoria de Comunicação Social