Prefeitura de jaguarari Nota de Esclarecimento - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Prefeitura de jaguarari Nota de Esclarecimento

22 de jan. de 2021



Após receber do Ministério da Saúde, por meio do Governo da Bahia, a quantidade de 237 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, Jaguarari iniciou, na quarta-feira, 20 de janeiro, a vacinação emergencial contra a covid-19. Ocorre que, obedecendo cronograma elaborado pelos governos federal e estadual, neste primeiro momento, estão sendo vacinados profissionais da saúde que trabalham na linha de frente no combate à pandemia. 


Trata-se de cronograma que deve ser cumprido rigorosamente por todos os municípios brasileiros Portanto, cabe à Prefeitura Municipal de Jaguarari cumprir o que está determinado em política nacional e estadual de imunização. 


O “Governo Cuidando da Nossa Gente” entende a expectativa da população de mais de 33 mil habitantes em torno da vacinação, mas está limitado ao quantitativo de doses recebidas e ao cronograma.


O questionamento levantado na quinta-feira, 21 de janeiro, em edição do Jornal da Top FM e em redes sociais, por profissionais de saúde já desligados do quadro de servidores municipais quanto a não vacinação após a procura em postos de saúde deste município, deixa a entender que existe uma tentativa covarde de politização da vacina. 


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, existem 641 profissionais da saúde cadastrados no sistema do município e menos da metade desses conseguiram receber a primeira dose da vacina. Portanto, é importante deixar claro que as pessoas que levantaram o questionamento não foram atendidas simplesmente por não haver doses disponíveis, diferente do que foi maldosamente divulgado, transparecendo ser questão política. 


A Prefeitura de Jaguarari lembra ainda que os profissionais que estão na ativa e receberam a 1ª dose devem ser vacinados pela 2ª vez, a fim de que aconteça a devida imunização, isso logo que fornecida nova remessa pelo Governo Federal ao Estado da Bahia, que, por sua vez, fará distribuição aos municípios. 


Entretanto, não há estimativa de quando a vacinação será estendida para outros grupos. Isso pode demorar semanas ou meses, a depender do estoque das vacinas. Há hoje no país somente 6 milhões de doses disponíveis e autorizadas para uso, sendo que milhares delas já foram aplicadas.


Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente


#CuidandoDaNossaGente #Jaguarari #saude