Crédito rural tem aumento de 18% - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Crédito rural tem aumento de 18%

12 de jan. de 2021

 


O aumento de 18% na contratação de crédito rural, nos meses de julho a dezembro, representou o montante de R$ 125 bilhões em investimentos, em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura.

A alta, estimada em 44%, elevou o montante para perto de R$ 40 bilhões de reais, apesar das dificuldades de projeção de faturamento, por conta dos efeitos da pandemia em todo o País.

O cálculo sustenta a perspectiva positiva para os negócios agrícolas este ano, pois os financiamentos de custeio seguem na liderança em volume de recursos e alcançaram 67 bilhões de reais, com elevação de 12%.

O diretor do Departamento de Crédito e Informação, da Secretaria de Política Agrícola do ministério, Wilson Vaz de Araújo, destacou em nota que os financiamentos a partir de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) totalizam 14,5 bilhões de reais.

Entre as fontes de recursos, a LCA aparece em segunda posição, com participação de 23%, atrás apenas da poupança rural, com 35%, uma demonstração de como o financiamento tem tido boa aceitação.

- A LCA continua sendo uma importante contribuição para o crédito rural, pois não resulta em ônus para os cofres públicos. A LCA é um título de renda fixa privado, explicou o dirigente.

Do total das contratações de crédito para investimento, 8,9 bilhões de reais (10%) foram realizadas por pequenos produtores pelo Pronaf e 1,59 bilhão de reais (11%) pelos agricultores produtores, via Pronamp.

A safra recorde de grãos, a demanda aquecida da China por commodities agrícolas brasileiras como soja, milho e açúcar e a valorização do dólar fez com que os produtores ficassem mais capitalizados, viabilizando investimentos.

“O encerramento da

Ford no Brasil é

consequência falta de

confiança no País, fruto

da inoperância e

politicagem do Governo

Federal. (...) Vamos

trabalhar para atrair

investidores e lutar por

esses empregos”

Rui Costa, governador da Bahia, repercutindo o encerramento das atividades da Ford no Brasil

Desconto de 10% no IPVA

Dia 10 de fevereiro é a data limite para os proprietários baianos de veículos pagarem o IPVA com 10% de desconto, à vista, segundo informa a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil ou Bradesco, com o número do Renavam em mãos, ou utilizar os aplicativos destes bancos por celular smartphone. Na hipótese de perder o prazo para quitar o débito, o cidadão ainda poderá pagar o imposto com 5% de desconto, em cota única, no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto. Há também a opção de parcelar o valor em três vezes, sem desconto, com vencimentos que variam também de acordo com o final da placa do veículo, conforme estabelecido em legislação.

Articulação Bahia-Cuba

Em visita a Salvador na semana passada, o embaixador de Cuba no Brasil, Rolando Antonio Gómez González, se reuniu com autoridades estaduais para tratar de temas de interesse comum. Entre os assuntos debatidos com chefe de gabinete do deputado estadual Jacó (PT), Ivan Alex, esteve um intercâmbio entre o estado e a ilha caribenha sobre agricultura familiar. Outra reunião, organizada pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), Josias Gomes, debateu ideias e projetos em saúde e cultura.

POUCAS & BOAS

Representantes das modalidades esportivas praticadas em Itacaré participam hoje de um encontro com membros da Secretaria municipal de Esporte, Mulher e Juventude. Com início às 19h no prédio da secretaria, o evento de hoje seguirá as normas de distanciamento social e servirá para alinhar o trabalho com cada segmento representado. Para evitar aglomeração, na próxima semana o encontro será com os moradores do distrito de Taboquinhas.

Será entre 21 e 26 de setembro deste ano a 14ª edição da Feira do Livro/Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). Para este ano os responsáveis pela organização do festival confirmaram a presença do escritor convidado Itamar Vieira Junior, vencedor do Prêmio Jabuti 2020, autor do romance Torto Arado. A Flifs é responsabilidade da Uefs, do Núcleo Territorial de Educação (NTE 19), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Arquidiocese de Feira de Santana, Serviço Social do Comércio (SESC) e Governo do Estado da Bahia.





http://atarde.uol.com.br/coluna/tempopresente/2153568-credito-rural-tem-aumento-de-18-premium