Brasil registra primeira queda em investimentos na década desde os anos 80 - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Brasil registra primeira queda em investimentos na década desde os anos 80

26 de out. de 2020


 Pela primeira vez desde a década de 1980, o investimento no Brasil referente aos últimos dez anos terá um indicador ruim. Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), a economia brasileira registrou uma queda média de 2,2% ao ano, entre os períodos de 2011 e 2020.

Além disso, outro dado que evidencia a fraqueza econômica do país na década atual é a queda do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o Ibre, este número corresponderá ao pior já registrado nos últimos 120 anos.

O desempenho abaixo do esperado dos investimentos possui uma concentração negativa de 2014 em diante, período o qual a economia brasileira enfrentou uma dura recessão até 2016. Nos três anos posteriores, os dados apresentavam uma lenta recuperação. No entanto, a pandemia do coronavírus colocou o país em uma nova recessão.

Para que seja calculado o respectivo investimento na década atual, o instituto projetou o desempenho do investimento contida no relatório de inflação do Banco Central. A expectativa é de queda de 6,6% neste ano.

Caso não houvesse a crise provocada pela pandemia, o desempenho do investimento em dez anos seguiria fraco. Segundo o relatório de inflação de dezembro do ano passado, antes de iniciada a pandemia, a expectativa era que houvesse uma alta de 4,1% para os investimentos, resultando em uma queda média 1,2% na década.


Fonte:

http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/2143465-brasil-registra-primeira-queda-em-investimentos-na-decada-desde-os-anos-80