Sem pandemia e isolamento social o clima já seria de São João 2020 - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Sem pandemia e isolamento social o clima já seria de São João 2020

10 de jun. de 2020
O São João de Petrolina 2020, se não fosse a pandemia do Covid 19, teria a data oficial entre os dias 12 a 14 de junho, e também nos dias 17 a 23 desse mês de junho 2020. O prefeito de Petrolina Miguel Coelho anunciou desde o mês de março o adiamento do São João 2020 de Petrolina por prazo indeterminado. 
De acordo com a prefeitura, já havia um novo espaço para a realização das festas, e os elementos como a facilidade de acesso, o tamanho e o potencial de expansão, davam a escolha como o antigo Ceasa. Nos últimos anos, as festas juninas foram realizadas no Pátio Ana das Carrancas, que tem capacidade para cerca de 80 mil pessoas. 
A festa de São João é realizada há quase 30 anos em Petrolina. Sempre crescendo, o evento já passou pela Orla, Parque Municipal Josepha Coelho e Centro de Convenções e Pátio de Eventos Ana das Carrancas. Após vários anos de incompatibilidades, a expecativa seria o novo espaço no antigo Ceasa, para cumprir acordo judicial entre a Prefeitura de Petrolina, o Ministério Público Federal e Infraero, visto que o pátio se encontrava dentro da área de segurança do Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho.
Nas vizinhanças, o município de Senhor do Bonfim e Jaguarari também estariam em festa. Se fosse em qualquer outro ano, milhares de pessoas já estariam na contagem regressiva para pegar o 'caminho da roça' e rumar a outras cidades da Bahia, de olho no forró, comida típica no interior do estado. Mas, em 2020, os planos mudaram. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as viagens e festas acabaram canceladas e até o feriado teve sua data alterada, já realizada no fim de maio.
Se os tradicionais festejos juninos foram cancelados em 2020, as empresas já pensam no ano que vem. "Sabe quando a gente quer muito fazer uma coisa mas, por algum motivo, não pode? É isso que está acontecendo. Por isso, acredito que 2021 será o melhor São João da vida de muita gente. O povo está com saudade", garante João Tenório, empresário do setor de viagens turísticas.
Não são só as empresas de turismo que sentem falta dos clientes no São João: quem também está acostumado a curtir o período no interior da Bahia também lamenta a mudança de cenário em 2020.
"É a minha época favorita, prefiro que Carnaval. Amo tudo: o forró, a comida, o friozinho... E, todos os anos, vou para alguma cidade do interior. Já viajei para Ibicuí, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Amargosa", contou a advogada Lara Galvão, de 26 anos.
Segundo ela, as organizações para os festejos juninos começariam entre o fim de abril e início de maio. Como a pandemia do novo coronavírus já tinha se espalhado pelo Brasil, Lara nem chegou a planejar o tour deste ano. "Dá uma falta no coração. Antes mesmo do São João ser cancelado, mas quando já havia perspectiva disso acontecer, eu já estava sofrendo", lamentou.
Semana passada a cantora Elba Ramalho declarou ao jornal Estado de São Paulo: “No mês de junho tenho Deus por testemunho, com meu violão em punho, vou fazer meu São João.” Gravados por Elba Ramalho, os versos de Moraes Moreira na canção São João na Estrada ganham outra dimensão em 2020. A cantora, cuja imagem praticamente se mistura à das festas populares do meio do ano, vive um junho diferente. “Estarei num outro tipo de estrada e, quem sabe, atingindo mais gente ainda”. Ela participa no dia 23 de uma live promovida por Campina Grande, para comemorar o São João virtual.
Redação redeGN Foto Arquivo