Postos de saúde de Petrolina começam a aplicar nova vacina contra meningite - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Postos de saúde de Petrolina começam a aplicar nova vacina contra meningite

7 de mai. de 2020
Os postos de saúde de Petrolina começaram a aplicar nesta semana a nova vacina contra a meningite, nos adolescentes da cidade. A nova vacina meningocócica ACWY protege contra meningites e infecções generalizadas provocadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y e deve ser dada como reforço aos adolescentes entre 11 e 12 anos, de acordo com o Ministério da Saúde que, após a inclusão dessa nova vacina, atualizou o calendário de imunizações.
A Secretaria de Saúde explica que essa dose deve ser aplicada nos adolescentes, independente deles terem feito anteriormente a vacina meningocócica C. A vacina meningocócica C permanece no calendário básico vacinal, porém somente para as crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade, podendo ser administrada até 4 anos, caso o esquema de imunização da criança não esteja completo. Já o reforço aos pré-adolescentes, antes feito com a meningocócica C, passa a ser realizado com a meningocócica ACWY.
Vale reforçar que a vacina também estará disponível para quem não tomou a meningocócica C na infância, desde que tenha entre 11 e 12 anos de idade. Adolescentes que estejam com doenças agudas febris moderadas ou graves não devem tomar a vacina, que pode ser aplicada após a recuperação. Resfriados ou quadros de menor gravidade não impedem a vacinação. Para a imunização dos jovens é necessário levar o cartão de vacina e também e o cartão do SUS. Os postos de saúde atendem das 7h às 17h na zona urbana e das 7h às 13h na zona rural.

Fonte: Blog Edenevaldo Alves