Irecê, onde a desconexão na luta contra o corona saiu pela culatra - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Irecê, onde a desconexão na luta contra o corona saiu pela culatra

20 de mai. de 2020
Quinta passada, o dia em que anunciava que o número de casos de Covid em Irecê pulou de três para cinco, Elmo Vaz (PSB), o prefeito, foi informado de que uma equipe de 15 pessoas do Ibope Inteligência estava na cidade para fazer estudos e testes sobre a Covid.
Não aceitou, a equipe acabou na delegacia e lá provou que tinha autorização do Ministério da Saúde. Elmo aceitou, mas impôs algumas condições, uma delas, a de que os próprios pesquisadores fossem testados. Foram. Três deram positivo. O time se retirou, foi embora.
Fala Fabíola — A deputada Fabíola Mansur (PSB), que é médica e aliada de Elmo, diz que o xis da questão não é profissionais da saúde estarem contaminados:
– O pessoal da saúde está na linha de frente correndo muitos riscos mesmo. O esforço é para diminuir esses riscos. O problema é o Ministério da Saúde querer praticar ações de saúde nos municípios sem comunicar ao prefeito, sem dar qualquer tipo de satisfação. E isso não acontece só em Irecê, mas em todos os municípios.
Ok, mas em relação a profissionais de saúde que circulam por dever de ofício, como os pesquisadores, é compreensível que eles eventualmente sejam infectados, mas deveriam se testar sempre, até para a segurança dos que os rodeiam.
Como Bolsonaro já demitiu dois ministros da Saúde, se está atrás de construir argumentos contra o isolamento decretado por governadores e prefeitos, piora tudo. É tiro pela culatra.
Colbert, Herzem e Rodrigo querem controlar o MDB. Será?
Colbert Martins (Feira de Santana), Herzem Gusmão (Vitória da Conquista) e Rodrigo Hage (Itapetinga), os três prefeitos do MDB de municípios mais expressivos na Bahia, mandaram carta ao presidente nacional do partido, Baleia Rossi, pedindo ajuda para melhorar representatividade na Bahia.
Dizem que o partido já teve 23 deputados federais na Bahia, hoje nenhum. E só tem um estadual. ‘O que lhe resta de patrimônio ainda é um razoável número de prefeitos e vereadores’, diz um trecho.
O ato foi entendido como uma tentativa de deixar no passado a era dos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima. Mas integrantes do partido acham difícil. E citam um fato e uma queixa que pesam contra:
1 - Ainda hoje, quando aparecem ruídos baianos, a direção nacional liga para Lúcio.
2 - Em 2018 o partido teve candidato ao governo João Santana, mas Colbert ficou com Zé Ronaldo, do DEM.
Entre Salvador e Porto Seguro
Ex-coordenadora de Proteção e Defesa do Consumidor da Prefeitura de Salvador (Codecon), Roberta Caires, que é candidata a vereadora na capital pelo DEM, desde a semana passada anunciou pelo Instagram que testou positivo para a Covid.
Mas o fato caiu como uma bomba só anteontem em Porto Seguro. Ela é esposa de Paulinho Toa-a-Toa, prefeiturável do DEM lá, e ex-esposa do ex-prefeito Ubaldino Júnior, com quem tem dois filhos, e deu a notícia.
Leão acha que a ponte é a aposta do pós-pandemia
João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, reuniu seus auxiliares e pediu estudos sobre as perspectivas e expectativas dos baianos no pós-pandemia.
Ele diz que estão em pauta metas de curto, médio e longo prazos, mas a estrela do futuro é mesmo a ponte Salvador-Itaparica.
– Depois de pronta, num curto espaço de tempo, ela vai dobrar a receita da Bahia.
Por ironia do destino os vencedores da licitação, os chineses, pais do corona, deveriam ter assinado o contrato em março, mas não apareceram por conta da pandemia.
Mas, segundo Leão, está tudo de pé. Assim que os voos internacionais forem restabelecidos, eles voltarão. Mas o atraso na agenda já é certo.