Carnaval de Olinda já registra 43 casos de denúncia de agulhadas - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Carnaval de Olinda já registra 43 casos de denúncia de agulhadas

26 de fev. de 2020
A Secretaria de Saúde de Pernambuco já registrou 43 denúncias de pessoas que levaram “agulhadas” durante o Carnaval de Olinda desde o domingo (23). Já se forem contabilizadas as ocorrências desde o dia 15 de fevereiro, já são 69 pessoas que afirmam terem sido furadas por agulhas em quatro cidades.
Em 2019, cerca de 300 pessoas prestaram queixa no estado sobre esse tipo de ocorrência e não houve relatos de contaminação. Também não houve casos positivos relacionados ao ano passado.
De acordo com a Polícia Civil apontou, foram dez denúncias no sábado (22), outras 15 no domingo (23) e mais 18 na segunda-feira (24), sendo 11 em diversos pontos de Olinda e sete no Recife. Não foram divulgados dados desta terça (25).
"Uma parte dos denunciantes relatou a exposição, neste carnaval, a outras formas de risco de contração do HIV e outra não soube descrever com precisão as circunstâncias e o momento em que foram tocadas por objeto perfurocortante", diz trecho da nota da polícia.
Dos 69 casos registrados, 41 eram mulheres e 28 homens. Os registros foram feitos nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e Orobó, no Agreste do estado.
Todos os denunciantes foram liberados após avaliação médica, com a orientação de retorno após 30 dias para conclusão do tratamento. A Secretaria explicou que os índices de transmissão por meio de picadas com agulhas infectadas são considerados baixos, em média 0,3% para HIV.