Alemanha enviará 50 ararinhas azuis para área de proteção ambiental em Curaçá - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Alemanha enviará 50 ararinhas azuis para área de proteção ambiental em Curaçá

30 de jan. de 2020

Uma área de proteção ambiental na zona rural de Curaçá (BA), norte do Estado, vai receber a partir de março dezenas de casais de Cyanopsitta spixii, mais conhecida como ararinha azul, para iniciar um processo de reintrodução da espécie no Bioma Caatinga. A ação é parte de um projeto desenvolvido há alguns anos, com atividades de ecologia, manejo sustentável da fauna, flora e o cooperativismo com agricultores e comunidades circunvizinhas.
Os cerca de 50 exemplares da ararinha azul serão reinseridos no Refúgio de Vida Silvestre, situado dentro da zona ambiental. Elas foram recuperadas de um cativeiro na ACTP (Association for the Conservation of Threatend Parrots) na Alemanha, uma das parceiras do Institudo Chico Mendes de Proteção da Biodiversidade (ICMBio) – responsável pelo projeto.
O evento deve mobilizar escolas, sindicatos, autoridades, imprensa e grupos culturais, saudando a chegada do ‘ilustre’ filho da terra que, por causa do tráfico de animais e exploração ilegal, abandonou seu habitat natural há mais de 20 anos.