Gestores estaduais debatem desenvolvimento rural no Nordeste - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Gestores estaduais debatem desenvolvimento rural no Nordeste

13 de nov. de 2019
Visualização da imagem

Com o objetivo de discutir temas ligados à regularização fundiária, desenvolvimento rural e iniciativas que reforcem e potencializem o crescimento produtivo da agricultura familiar, a XVI reunião do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, realizada em Teresina-PI, segue até esta quarta-feira (13).
Nesta terça-feira (12), Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia, participou do evento coordenou a mesa “Estratégias de Financiamento para o Desenvolvimento Rural”.  Segundo ele, entre as temáticas discutidas, destaque para as fontes de financiamento e para onde os recursos devem ser direcionados: “Este é um assunto muito importante no processo de transformação da agricultura familiar nordestina. O Fórum vem se constituindo, ao longo dessas 16 reuniões, um espaço muito plural e importante de articulação das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar em todo o Nordeste”.
A captação de recursos internacionais, para viabilizar o fomento à produção rural, propiciando mais renda e qualidade de vida aos agricultores familiares, foi uma das pautas em destaque. Hardi Vieira, Oficial de Programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, salientou a importância de ter a entidade trabalhando junto com o Fórum.
“Para o FIDA o Fórum é um instrumento fundamental para o diálogo de políticas e por isso estamos apoiando a realização desde sua concepção. Assim sendo, para o FIDA que tem seu foco de operações no Nordeste, por meio do Fórum é possível ir além do financiamento de projetos, mas discutir futuras intervenções e estratégias de desenvolvimento da agricultura familiar. O FIDA é a única agência das Nações Unidas com um escritório no Nordeste, em Salvador, o que confirma a prioridade da região para o FIDA”, explicou Vieira
João Paulo Silva, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), avaliou que “o Fórum tem sido uma boa experiência para organizar debate, balanço e reflexão, mas, acima de tudo, construir políticas públicas que possam ser implementadas nos governos estaduais, há uma participação democrática de todos os secretários e dos movimentos sociais”. 

Fotos: Ascom SDR 

Link da matéria: https://bit.ly/2rwbgLU
--
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Contato: (71) 3115-6766