Políticas para a agricultura familiar são bem avaliadas por representantes de agência francesa - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Políticas para a agricultura familiar são bem avaliadas por representantes de agência francesa

19 de jul. de 2019


 

Um grupo da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) conheceu, nesta quarta-feira (17), os resultados das políticas públicas executadas pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir do balanço apresentado pelo titular da pasta e equipe da SDR. O encontro aconteceu na sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

 

De acordo com o titular da SDR, Josias Gomes, o encontro foi positivo, e demonstrou o quanto tem sido importante o financiamento de instituições internacionais para fortalecer a agricultura familiar da Bahia, a exemplo dos empréstimos feitos pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Banco Mundial: “sinalizamos o quanto eles também podem nos ajudar, no sentido de dinamizar ainda mais o atendimento a um dos projetos importantes como o Água para Todos, que perdeu recursos no âmbito federal para os próximos quatro anos. Então, apresentamos a importância do apoio da agência para o desenvolvimento do Semiárido, mas sobretudo dos agricultores familiares daquela região”.

 

A reunião foi em desdobramento a um encontro realizado em Brasília, no início do mês de julho, entre o Superintendente da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Ademilson da Rocha, e o diretor da AFD, Philippe Orliange, na perspectiva de apoio a projetos para o rural baiano, que incluam o fortalecimento da base produtiva, transição agroecológica e comercialização.



Segundo Philippe Orliange, diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o encontro foi muito produtivo e há um interesse da agência de firmar, pela primeira vez, uma parceria com o Governo da Bahia: “Achamos a agricultura familiar importante e a agência prioriza a questão das lutas contra as mudanças climáticas e pela inclusão social. Nós achamos que a agricultura familiar é um setor que tem a ver com as duas coisas, porque gera emprego, renda, com uma atividade sustentável, cuida dos recursos naturais e mantém pessoas no campo. Então, nós achamos esse encontro muito interessante e que a questão da agricultura familiar tem potencial para ser um dos eixos da futura colaboração da AFD para o estado da Bahia”.

O Superintendente Ademilson da Rocha fez a apresentação das ações desenvolvidas pela SDR, nos últimos 4 anos, e ressaltou os programas e projetos desenvolvidos pelas das unidades da SDR em todo o Estado, o público prioritário e os resultados alcançados. Foi contextualizado ainda o tamanho do rural baiano e os seus desafios, apresentado algumas publicações da SDR, a exemplo do Catálogo dos Produtos da Agricultura Familiar.

Os representantes da agência manifestam interesse em apoiar/financiar projetos na área do desenvolvimento rural baiano, desde que tenham conexão com o Acordo de Paris e já sinalizaram a possibilidade de dar continuidade às negociações.

Ações da AFD
A AFD é uma instituição financeira pública e solidária, protagonista da política de desenvolvimento da França. Ela se engaja principalmente em projetos voltados à melhoria da qualidade de vida das populações, com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos resultados do Acordo de Paris, atuando na transição para um mundo mais seguro, justo e sustentável, um mundo em comum.

Presente no Brasil desde 2007, a AFD vem acompanhando os territórios brasileiros para superar os desafios de um crescimento que concilie progresso social, proteção do meio ambiente e combate às mudanças climáticas. A agência privilegia uma abordagem de parceria, reunindo atores brasileiros e franceses, por meio de empréstimo, apoio técnico e de expertise e diálogos sobre políticas públicas.

A agência está presente em quatro continentes com uma rede de 75 agências, financiando e apoiando projetos que visam melhorar as condições de vida para as populações, promover o crescimento econômico e proteger o planeta. Só em 2015, a AFD desembolsou 8,3 bilhões de euros para financiar projetos nos países em desenvolvimento e em benefício de territórios ultramarinos.

Assessoria de Comunicação
Contato: (71) 3115-6766