Pai foge com um milhão de reais arrecadado para tratar doença rara do filho - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Pai foge com um milhão de reais arrecadado para tratar doença rara do filho

23 de jul. de 2019

Um homem de 37 anos, natural de Minas Gerais, foi preso nesta segunda-feira (22) em Salvador, na Bahia, suspeito de estelionato. Mateus Alves teria fugido para a cidade com cerca de R$ 1 milhão arrecadado por meio de contribuições online para compra de um medicamento para o filho dele. O garotinho, de 1 ano e 7 meses, é portador de uma doença rara e pode morrer caso não seja medicado.
De acordo com as primeiras informações da Polícia Civil, a corporação recebeu nos últimos dias, em Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas, uma denúncia de que o homem estaria em Salvador gastando o dinheiro. A quantia deveria ser usada para tratamento do filho dele, que é portador de Atrofia Muscular Espinhal (AME).
A AME é uma doença genética que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores. Sem ela, os neurônios morrem e os pacientes vão perdendo o controle e força musculares, ficando incapacitados de se moverem, engolirem ou mesmo respirarem, podendo, inclusive, morrer. A doença é degenerativa e não possui cura.
Em abril deste ano, o Ministério Saúde começou a ofertar no SUS o medicamento Nusinersen (Spinraza) para pessoas que vivem com AME, tipo I, o mais presente no país. O insumo é o único no mundo recomendado para o tratamento de AME.
O tratamento consiste na administração de seis frascos com 5 ml no primeiro ano e, a partir do segundo ano, passam a ser três frascos. A medida teve como base diversos estudos que apontam a eficácia do medicamento na interrupção da evolução da AME para quadros mais graves e que são prevalentes na maioria dos pacientes. Cada dose do medicamento pode custar mais de R$ 300 mil.
Agora, Mateus será trazido de volta para Minas, onde deve desembarcar ainda nesta segunda. Outros detalhes a respeito do caso serão repassados pela Polícia Civil em uma entrevista coletiva.
Com informações do Ministério da Sáude https://noticias.r7.com