Café requentado pode fazer mal à saúde? - Jaguarari Acontece

Mobile Menu

Top Ads

Últimas Noticias

logoblog

Café requentado pode fazer mal à saúde?

10 de jul. de 2019

Há quem não consiga passar um só dia sem um bom café forte para acordar e dar aquele up. Há ainda os mais exigentes. Aqueles que só conseguem tomar o cafezinho se for passado na hora, quentinho.
Mas se você é daqueles que não ligam para fazer um novo café diariamente quando acorda pela manhã temos um alerta.
Isso porque o café requentado (de acordo com o seu modo de preparo) pode fazer mal à saúde. E nós vamos explicar isso em detalhes. Temos certeza que depois deste post você vai repensar o seu modo de consumir e preparar o seu cafezinho.

O café nosso de cada dia

Se você é uma pessoa exigente, possivelmente não gosta de sua bebida requentada e prefere sempre preparar um novo pela manhã. Seja esse café apenas para você ou para a família. Contudo, embora possa não ser algo recorrente em muitas casas, reaproveitar o café amanhecido no preparo do novo ou apenas esquenta-lo é comum. E as pessoas que habitualmente fazem, esse reaproveitamento, podem ficar com dúvidas sobre os males que essa prática pode causar e é sobre isso que falaremos hoje.
Vale ressaltar aqui que não estamos falando do requentado ou amanhecido propriamente dito, como de um dia para o outro. Estamos considerando aqui como café requentado também o produto que é feito e reservado em recipientes para a sua conservação quente por mais tempo.
Mas não se preocupe, vamos explicar tudo isso para você. Além de apenas avaliar se café requentado faz ou não mal para a saúde é preciso que levemos em consideração como a bebida é preparada e reservada.
Veja, a bebida pode ser preparada da seguinte maneira. Por meio de filtros como habitualmente preparamos ou através de máquinas como consumimos em cafeterias e afins.
Você sabia que o uso de filtro para preparar o cafezinho não é o mais indicado nem tão pouco a sua conservação em cafeteiras ou garrafas térmicas? Isso já causa alterações nas propriedades do café e desta forma a oxidação da bebida.

Mas e o requentado?

Como dissemos anteriormente não é propriamente requentar ou não que fará mal à você, mas sim a oxidação da bebida. Esse processo de oxidação por sua vez pode acontecer até mesmo quando o fazemos e reservamos na garrafa para tomar ao longo do dia.
Inclusive por via de curiosidade o processo de oxidação começa assustadoramente rápido. Assim sendo o indicado é que você consuma o café em até vinte minutos após a sua preparação.
Se você sempre acreditou que a garrafa térmica fosse o melhor lugar saiba que é na garrafa térmica o local mais rápido onde a oxidação do café acontece, isso por conta da temperatura proporcionada pela garrafa. Agora você deve estar se perguntando o que é a oxidação do café e nós vamos te explicar.
Mas antes deixemos claro! O café requentado não faz mal, exceto no quesito não apresentar as mesmas propriedades do café feito na hora. Ou seja, como bem sabemos o café requentado apresenta alterações de sabor e aroma. Um mal que efetivamente o café amanhecido por causar é azia em algumas pessoas.
Você sabe o que vem a ser a oxidação do cafezinho? Esse processo consiste em uma transformação das propriedades desta bebida. O que causa mudanças em seu aroma e em seu sabor.
Veja, como o nome sugere, oxidação tem haver diretamente com o oxigênio. Embora o oxigênio tenha o poder de manter vivo inúmeros seres vivos, inclusive nós tem um alto poder destrutivo.

O que vem a ser oxidação de bebidas?

Em termos práticos para que você possa entender o processo de oxidação. Quando determinada matéria orgânica entra em contato com o oxigênio presente no ar há o chamado processo de oxidação. Ou seja, a oxidação nada mais é do que um processo onde a matéria entra em contato com o oxigênio. Esse contato causa alterações na bebida.

www.arteblog.net